Sábado, Fevereiro 4, 2023
6.2 C
Braga
InícioBragaBraga promove-se na Feira Internacional de Turismo de Madrid

Braga promove-se na Feira Internacional de Turismo de Madrid

© CM Braga

Braga marcou presença na edição 2023 da FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorreu de 18 a 22 de janeiro. A FITUR é o evento que inaugura o circuito internacional de feiras de promoção turística ligada ao mundo das viagens, que permite contactos comerciais e onde se pode tomar contacto com as novas tendências do mercado turístico internacional.

Esta presença visou a apresentação de “toda a riqueza atrativa e turística do concelho, com especial ênfase nos grandes eventos, na reconhecida gastronomia, no vasto património, no distinto comércio e as várias iniciativas desportivas e culturais, sem esquecer os múltiplos equipamentos para acolher quem visita Braga”.

Segundo António Barroso do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga, “esta foi mais uma oportunidade para reforçar a notoriedade e procura de parceiros para incrementar as iniciativas que desenvolvidas em Braga com os parceiros públicos e privados”. “Promovermos os nossos principais ativos turísticos em estreita ligação com Associação Empresarial de Braga, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte e com a Associação de Turismo do Porto e Norte, é algo que pretendemos continuar a fazer em certames desta natureza e noutros fóruns internacionais, para prosseguirmos e intensificarmos a nossa estratégia de afirmação internacional de Braga e do Minho como um dos melhores destinos turísticos”, referiu.

Em representação da Associação Empresarial de Braga, Rui Marques defendeu que “participar na FITUR é revelador da ambição e do potencial turístico de Braga” e destacou a importância de a promoção internacional do concelho “ser efetuada em estreita colaboração entre a Câmara Municipal, a Associação Empresarial e os principais agentes turísticos que operam em Braga”.

Durante este certame realizaram-se várias reuniões de trabalho no espaço de Braga quer pelos responsáveis da Câmara e da Associação Comercial, quer pelos técnicos da autarquia bem como pelos empresários bracarenses que puderam usufruir do espaço para impulsionar os seus negócios e trocar experiências com outras empresas de todo o mundo que marcaram presença na FITUR.

Segundo Rui Marques, “a capacidade agregadora que o Município tem demonstrado na definição e implementação da estratégia de promoção turística de Braga, valorizando a participação e envolvimento dos parceiros privados, constitui uma enorme mais-valia que potenciará a competitividade da oferta turística de Braga”.

Esta edição da FITUR foi o ponto de encontro global para profissionais de turismo e, sendo uma das maiores feiras do mundo, é a principal para os mercados receptores e emissores da Iberoamérica. Esta 43ª edição, contou com mais de 150.000 visitantes de todo o mundo, incluindo 82.000 profissionais do setor, com um total de 8.500 empresas e entidades de 131 países e regiões de todo o globo, incluindo mais de 7.200 jornalistas e bloggers. A inauguração contou uma vez mais com a presença dos Reis de Espanha.

A FITUR foi também oportunidade para encontros de trabalho com os presidentes dos turismos do Norte e do Centro de Portugal, com o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda e também com Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, o que revela a importância que atribuem a Braga e ao trabalho desenvolvido.

Com a participação na FITUR 2023, a cidade dá início à concretização da estratégia para 2023 de promoção internacional da marca Braga junto de mercados com potencial, promovendo os seus ativos turísticos.

No primeiro trimestre de 2023 seguem-se as presenças na Navartur, em Pamplona, Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), Salon Tourism Lyon, B- Travel em Barcelona e Salon Mondial de Tourism de Paris.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS