Quinta-feira, Junho 13, 2024
17.8 C
Braga
BragaBraga: Presépio Movimentado de Este São Mamede aberto ao público até 8...

Braga: Presépio Movimentado de Este São Mamede aberto ao público até 8 de janeiro

© Teresa Bastos

A comunidade Paroquial de Este São Mamede, em Braga, prestou homenagem a Álvaro Rodrigues, autor e impulsionador do presépio movimentado desta freguesia. A homenagem decorreu no dia de Natal durante a celebração da eucaristia e na inauguração do presépio.

Nesta comunidade há 17 anos que a magia do Natal é vivida de uma forma especial. Álvaro Rodrigues brindou a população com as belas peças de arte por ele elaboradas ao longo de vários anos. O presépio tem como elementos centrais várias representações de monumentos da história da Paróquia e da Arquidiocese, entre eles a reprodução do monumento do Sagrado Coração Eucarístico do monte “Chamor”, as capelas de São Sebastião e de São Simão, a Igreja Paroquial e a nascente do rio Este em São Mamede, e ainda do Santuário do Bom Jesus do Monte, o seu escadório e elevador, assim como do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro. Pode apreciar-se também a representação de alguns ofícios artesanais, muitos deles já extintos, como o lagar do azeite, a serração manual, a malhada do milho, a oficina do ferreiro, a subida ao bacalhau, a tecedeira e o estanca-rios, não descurando a atração central do presépio: o Menino Jesus nas palhas deitado junto de Maria e José. Foi no dia de Natal, de uma forma especial, que toda a comunidade homenageou a sua dedicação, descerrando uma lápide onde está demonstrada toda a sua enorme gratidão para com este talentoso senhor.

O presépio movimentado poderá ser visitado nos dias 1, 7 e 8 de janeiro, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00. A entrada é gratuita.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES