
Braga está pronta para receber a 3.ª edição de Dume, Capital Sueva que decorre este fim de semana, 22 e 23 de março. A programação poderá sofrer alterações devido às condições climatéricas.
No sábado, às 15:00, o auditório do Núcleo Museológico recebe a apresentação-tertúlia sobre os temas “As estradas suevas”, onde serão analisados os suevos, vândalos e alanos que, tradicionalmente, entraram na Península Ibérica no início do século V e estabeleceram o primeiro reino cristão independente, muitas vezes chamado de “Reino da Gallaecia” ou “Reino da Galiza”; e “Galécia, O berço de Reinos e das Línguas”, com a descrição da realidade geopolítica da Galécia no final do século VI, bem como uma abordagem ao paroquial suevo e as divisões eclesiásticas criados por São Martinho de Dume, passando pela evolução das línguas romances no espaço galaico, do latim ao galego e ao português moderno.
À noite, pelas 21:30, decorre a peça de teatro “A Chegada”, apresentada pela Associação Dume Capital Sueva, que invoca a chegada de Martinho a Dume e a cura do filho de Rei Charrarico. A iniciativa contará, no fim, com a atuação dos “Sons da Suévia”.
Ao longo do dia, e se as condições permitirem, irão decorrer várias oficinas e workshops, assim como um desafio no posto de Geocaching que se encontra na Aldeia Sueva ou o “Passaporte do Evento – Dume, Capital Sueva”.
No domingo, destaque para a presença da VI Legião Romana da Equipa Espiral e do Grupo de Jovens Resplandecer de Fradelos, em representação dos povos Bárbaros. Haverá teatro durante a tarde, além da apresentação de danças medievais.
O encerramento contará com um momento especial que “irá surpreender todos os visitantes”. Durante os dois dias estarão tendas com artesanato, comes e bebes.
Consulte a programação completa aqui.