Quarta-feira, Maio 22, 2024
17.8 C
Braga
ReportagemBraga: População de Merelim São Pedro e Frossos unida na Festa da...

Braga: População de Merelim São Pedro e Frossos unida na Festa da Comunidade

© Angélica Antunes

O Dia de Portugal, como tem sido habitual, é vivido em pleno na União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, em Braga. A Festa da Comunidade, promovida pela Junta de Freguesia, decorreu este sábado, no Parque de Lazer de Gerizes, local de referência para acolher as milhares de pessoas que se juntaram à iniciativa.

A Festa da Comunidade da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos começou de manhã com momentos religiosos, com a tradicional romagem aos cemitérios, seguindo-se a Eucaristia Campal, que contou com a presença do Executivo da Junta de Freguesia e de Carla Sepúlveda, vereadora da Câmara Municipal de Braga.

© Angélica Antunes

No fim das cerimónias, a comunidade desfrutou de um piquenique, tendo a festa continuado pela tarde fora com várias atividades livres dirigidas a todas as idades.

© Angélica Antunes

Para Adélia Silva, presidente da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, a grande participação da população na Festa da Comunidade é uma aposta ganha do Executivo. “É um dia especial para a nossa comunidade, para a comunidade de Merelim São Pedro e Frossos, e hoje a prova está aqui, está à vista com a multidão de pessoas que aqui temos desde as 11:00 e com mais gente a chegar. Nós gostamos de acolher e recebemos bem os nossos cidadãos, assim como quem vem de fora será sempre bem-vindo”, disse a presidente.

© Angélica Antunes

A autarca falou da importância de manter as festas tradicionais desta União de Freguesias, destacando o empenho das comissões de festas que têm contado com o apoio da Junta de Freguesia. “Nós temos aqui diversas atividades e romarias. Tivemos uma que já passou, que foi a Festa de São Brás, vamos ter agora a Festa de São Pedro e, mais tarde, no final de setembro, teremos a Festa de São Miguel. Damos sempre apoio às comissões, que são pessoas que trabalham pro bono, que trabalham de forma gratuita e sem elas as festas não aconteceriam. Por isso, damos sempre prioridade às comissões para explorarem o bar aqui na freguesia para angariarem fundos para que a festa se concretize. No ano passado tivemos aqui a comissão de festas de São Miguel e hoje temos cá a comissão de festas de São Pedro. Esperemos que angariem muitos fundos e que ambas as festas sejam um sucesso porque esta gente merece, o nosso povo merece e Merelim São Pedro e Frossos merecem também”, sustentou Adélia Silva.

© Angélica Antunes

Miguel Correia, presidente da Comissão de Festas de São Pedro, referiu que a angariação de fundos tem ocorrido desde o mês de março com os membros a trabalharem no bar do Parque de Lazer de Gerizes para servirem a população, a fim de juntarem verbas para a realização das festas.

“A comissão de Festas de Merelim São Pedro 2023 juntou uma comissão jovem, cheia de dinâmica. Começámos em março a angariar fundos cheios de energia e desde aí temos tido quase todos os fins de semana algum tipo de atividade onde estamos a explorar o bar do Parque de Lazer de Gerizes, que foi-nos gentilmente cedido pela Junta de Freguesia de Merelim São Pedro e Frossos. Apareçam, ajudem-nos a angariar verbas para as Festas de Merelim São Pedro e estão todos convidados para aparecer nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho”, frisou Miguel Correia.

© Angélica Antunes

De acordo Beatriz Silva, membro da Comissão de Festas de São Pedro, a elaboração do cartaz das festividades foi pensada para todas as faixas etárias para, deste modo, poder juntar toda a comunidade nesta festa tradicional da freguesia. “Este ano, o nosso objetivo era também aproximar os jovens à festa, por isso, temos os Cassete Pirata, uma banda conhecida. No dia 30, sexta-feira, temos os Meninos da Favela, no dia 1 temos o espetáculo de Ruth Marlene e a Orquestra Flash Show para animarem a festa, e depois, no dia 2, vamos ter a procissão, acompanhada pela Fanfarra do Agrupamento de Merelim São Pedro e a Banda Filarmónica de Santa Maria de Bouro. De seguida teremos a dupla Miguel Costa e Marta com a desgarrada e música popular para agradar a toda a gente”, concluiu Beatriz Silva.

© Angélica Antunes

A Festa da Comunidade culminou com uma after party com animação musical da banda Remember e os Meninos do Rio.

A reportagem teve o apoio à produção da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES