Quarta-feira, Novembro 30, 2022
9.5 C
Braga
InícioBragaBraga partilha em Bilbau boas práticas de atração e retenção de talento

Braga partilha em Bilbau boas práticas de atração e retenção de talento

© CM Braga

No âmbito do grupo de trabalho “Inovação e Empreendedorismo” do Fórum de Desenvolvimento Económico da EUROCITIES, coordenado por Braga, Espoo e Barcelona, a cidade de Bilbau acolheu um encontro sobre “Inovação, Talento e Empreendedorismo” onde várias cidades europeias participaram nesta iniciativa com o mote “Urban Living Labs, Talent and Innovation n-helice”.

Com uma agenda muito preenchida, desde a apresentação de vários projetos de cooperação e inovação, bem como mesas redondas e conferências centrados em temas relacionados com “Laboratórios Urbanos, Talento e Inovação n-hélice”, representantes municipais e especialistas de diversos países reuniram-se para partilhar conhecimento e acções sobre políticas de inovação para o desenvolvimento económico. Além de Braga, o encontro contou com a participação de cidades como, Espoo, Dortmund, Munique, Stavanger, Eindhoven, Hengelo, Enscheden, Barcelona, Berlim, entre outras.

Braga apresentou algumas das políticas e realizações implementadas, mostrando o seu potencial como referência europeia e liderando alguns dos espaços de trabalho. O projeto “Work in Braga”, a estratégia económica bracarense e o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram alguns dos temas em destaque.

“Apresentar as nossas experiências, partilhar com os colegas europeus, absorver no terreno a implementação das políticas de Bilbau, principalmente as relacionadas com dinamização económica e fomento do emprego, mas também identificar boas práticas a replicar, são os resultados destes encontros onde Braga está na linha da frente da sua organização, não só para partilhar e cooperar, mas também na coordenação deste grupo de trabalho, onde através da nossa acção demonstramos o nosso compromisso com a EUROCITIES e o dinamismo bracarense que tão orgulhosamente representamos”, referiu António Barroso, em representação do Município de Braga nesta iniciativa.

Braga tem assistido à criação de valor e emprego qualificado, o que tem permitido afirmar o Concelho como um lugar de excelência para investir, trabalhar e viver. Em colaboração com o tecido empresarial, surgiu em 2019 o Programa Talento, que visa a atracção, criação e retenção de Talento para Braga, ao qual se associou em Junho de 2020 o portal: “Work in Braga” (www.workinBraga.pt). Esta plataforma envolveu de imediato 24 empresas e grupos empresariais, com a publicação de várias oportunidades de emprego de perfis com qualificações em áreas tecnológicas para as empresas das TI, em áreas técnicas para a indústria e com qualificações específicas para a área dos serviços partilhados. Hoje com 236 empresas inscritas e mais de 5.255 interacções entre empresas e profissionais, este portal contribuiu nos últimos dois anos e meio (e pese embora o período de pandemia) para a criação de 1.892 novos postos de trabalho nas principais empresas que em Braga estão a crescer e a contratar.

A EUROCITIES, rede das maiores e mais importantes cidades europeias, foi fundada em 1986 por seis grandes cidades: Barcelona, Birmingham, Frankfurt, Lyon, Milão e Roterdão, e pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias. Membros

Esta rede integra seis fóruns temáticos, um leque de grupos de trabalho, projetos, atividades e eventos e oferece aos seus membros uma plataforma de partilha de conhecimentos e troca de ideias. Funciona ainda como membro fundamental junto das instituições europeias na defesa dos interesses das grandes cidades e partilha posições de destaque em diversos projetos financiados pela União Europeia para as cidades.

A EUROCITIES é também uma plataforma que serve como rede de partilha de parceiros para diversos projetos com financiamento de fundos europeus. A rede EUROCITIES junta hoje mais de 145 cidades europeias e tem parcerias com outras 45 de todo o mundo, representando à volta de 130 milhões de pessoas de 40 países. Atualmente Braga integra a Comissão Executiva desta relevante rede política europeia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS