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Braga partilha boas práticas de promoção turística com a Embratur

© CM Braga

O Município de Braga acolheu, no Posto de Turismo, o EmbraturLAB, centro de inovação em turismo da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, acompanhado pelo CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, com o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas no âmbito do empreendedorismo, inteligência de dados e promoção territorial.

Os membros da direção de inovação e gestão da Embratur tiveram a oportunidade de conhecer propostas e soluções estruturantes no campo da inovação territorial, com foco no setor do turismo.

O EmbraturLAB é o braço de inovação da Embratur e foi desenvolvido em parceria com universidades, investigadores e empreendedores. O objetivo é promover iniciativas que estimulem a sustentabilidade, acelerem a inovação, melhorem a competitividade dos serviços e aprimorem a experiência dos turistas estrangeiros no Brasil.

“Estabelecer parcerias, estreitar laços e ter a possibilidade de partilhar boas práticas com um organismo da importância da Embratur é muito importante para Braga. Esta foi também uma oportunidade de estabelecer algumas iniciativas comuns a desenvolver como acções de promoção de Braga no Brasil”, explicou António Barroso, em representação da Câmara Municipal de Braga.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico de Braga, a estratégia de promoção turística desenhada em 2017 (e em atualização), o relatório de sustentabilidade municipal, a participação na rede Urbact “Tourism Friendly Cities”, a dinamização de programas de empreendedorismo na Startup Braga e toda a acção de articulação que o Município desenvolve com os parceiros públicos e privados, foram o centro da reunião de intercâmbio, onde a Embratur, com a sua nova gestão, também partilhou ideias e projetos que para a promoção turística do Brasil.

De acordo com Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, a decisão de incluir Braga nesta acção de “benchmarking” é justificada pelo facto de “Braga se consolidar cada vez mais como um centro de referência em inovação e promoção territorial.”

Segundo o responsável, “Braga tem demonstrado um notável desempenho ao nível do ‘branding’ e do marketing territorial, tornando-se uma inspiração para outras cidades a nível nacional e internacional”, acrescentando que esta visita “é mais um testemunho do reconhecimento internacional do trabalho realizado em Braga e consolida o seu estatuto enquanto marca de referência”.

Por seu turno, o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd referiu que, para a agência brasileira, “é essencial conhecer diferentes realidades e as referências sobre Braga são tão relevantes no âmbito da promoção turística que conhecer e poder conversar sobre elas é muito determinante para o trabalho que pretendemos fazer pelo Brasil. Saímos satisfeitos e cientes que vamos continuar a trabalhar em conjunto para promover o Brasil, Braga e Portugal”, destacou.

A finalizar o encontro, António Barroso salientou que, atualmente, Braga “possui um ecossistema empreendedor bastante relevante no domínio do Turismo, nomeadamente através da sua promoção territorial que contempla a presença em feiras internacionais em articulação com diversas instituições, organismos e empresas locais e regionais. Nesse sentido, “desenvolvemos várias acções de auscultação permanente a empresários locais do setor, não esquecendo os programas de aceleração da Startup Braga, como por exemplo do iTech tourism, que incrementam e impulsam os negócios do turismo com um foco muito inovador e diferenciador”, concluiu.

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