"Braga para Todos" denuncia falta de recolha do lixo no centro da cidade
Sexta-feira , Outubro 23 2020 Periodicidade Diária nº 2613
Principal / Braga / “Braga para Todos” denuncia falta de recolha do lixo no centro da cidade

“Braga para Todos” denuncia falta de recolha do lixo no centro da cidade

Braga para Todos

O “Braga Para Todos” denunciou a falta de recolha do lixo dos contentores na Rua dos Chãos, junto ao Banco de Portugal, em Braga.

O movimento cívico alega ter recebido várias queixas e que têm ocorrido diversos problemas com os novos contentores desde que estes foram adquiridos pela Câmara Municipal de Braga. “Os contentores têm sido problemáticos por diversos motivos, seja porque são colocados à porta de prédios, porque não são devidamente higienizados e, acima de  tudo, estão muitas vezes lotados, obrigando as pessoas a colocarem o lixo no chão ou andarem cerca de 500 metros para deixar em outro contentor. Parece-nos erróneo e grave porque o investimento, segundo o  edil, foi de 6,2 milhões de euros, dando mais problemas do que soluções amigas do ambiente”, referiu o movimento.

O “Braga Para Todos” lamenta que os contentores recentes não foram substituídos em todas as zonas da cidade. “A AGERE, que tem à sua responsabilidade a tutela dos resíduos urbanos, colocou dois contentores recentes ao lado do Banco de Portugal e mais à frente, nas traseiras do centro comercial Braga Shopping, existem ainda os contentores antigos. A verba não chegou para o sistema ser implementado em todo o centro?”, questionou.

O movimento pretende que o presidente da Câmara Municipal de Braga verifique a gestão e a recolha da AGERE, uma vez que o serviço é pago pelos bracarenses. “Ricardo Rio deve escolher pessoas que resolvam os problemas dos bracarenses. Este sistema custou mais de 6 milhões sem ter consultado os bracarenses e as associações ambientais. Foi referido na altura que este novo sistema seria rápido, eficaz e com melhorias para a saúde pública, mas não coincide em nada com o sistema atual. Recebemos queixas que são mandadas à AGERE e temos fotografias para confirmar o que acontece no terreno, pois só queremos que o presidente melhore a gestão da empresa municipal. O Regulamento Municipal dos Serviços de Gestão de Resíduos Urbanos menciona que é função da empresa promover planos, estudos e projetos necessários à boa gestão do sistema”, realçou.

O “Braga Para Todos” quer ainda que os cidadãos sejam ouvidos e que possam ser consultados na elaboração dos estudos, a fim de “melhorar e evitar transtorno na vida dos bracarenses”.