Segunda-feira, Novembro 4, 2024
17.8 C
Braga
BragaBraga: O Poverello celebrou 13 anos com homenagem a D. Jorge Ortiga

Braga: O Poverello celebrou 13 anos com homenagem a D. Jorge Ortiga

A data foi marcada por uma celebração eucarística presidida pelo arcebispo emérito de Braga.

© O Poverello

O Centro de Acolhimento O Poverello, da Fundação Domus Fraternitas, em Braga, completou 13 anos de história na última quinta-feira, 17 de outubro. A data foi marcada por uma celebração eucarística presidida pelo arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga. Utentes, familiares e profissionais que atuam nas unidades do O Poverello reuniram-se após o momento de oração em um agradável convívio.

Na ocasião, D. Jorge Ortiga foi homenageado pelo apoio dado aos trabalhos realizados no local pelos membros da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, instituição responsável por gerir o Centro de Acolhimento atualmente. Frei Jacó, diretor-geral do centro, ressaltou que “a homenagem foi uma forma de ‘eternizar’ a contribuição de Dom Jorge nesse importante espaço de saúde de Braga”. O arcebispo emérito agradeceu e destacou a importância dos cuidados paliativos oferecidos pela instituição.

Ainda no âmbito das comemorações dos 13 anos de fundação e também da comemoração anual do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, o Centro de Acolhimento O Poverello promoveu na última sexta-feira uma conferência com o tema “A Pessoa com Necessidades Paliativas: Identificar e Intervir”. O evento reuniu cerca de 80 participantes e foi realizado no auditório da “Casa Jardim de Maria”, em Soutelo, Vila Verde.

Entre os presentes, estiveram a presidente da câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, o vice-presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Braga (UDIPSS), Jorge Pereira, e a enfermeira Susana Freitas, da Equipa Coordenadora Local de Braga, além de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e estudantes da área.

Frei Jacó assinalou que esse foi o primeiro evento promovido pelo centro no formato de conferência aberta ao público, frisando que “a recetividade dos participantes foi muito positiva, pois, além de sensibilizar, o evento foi uma forma de partilhar boas práticas nos cuidados paliativos”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES