Domingo, Julho 21, 2024
21.6 C
Braga
BragaBraga: Museu D. Diogo de Sousa recebe nova peça romana dedicada ao...

Braga: Museu D. Diogo de Sousa recebe nova peça romana dedicada ao deus Júpiter

Ara votiva romana pode ser visitada no Museu.

© Museu D. Diogo de Sousa

Uma nova peça romana passou a integrar a Exposição Permanente do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, no fim de semana em que se celebraram as Jornadas Europeias de Arqueologia 2024, que tem como objetivo sensibilizar os cidadãos sobre a riqueza e diversidade cultural através do nosso património arqueológico.

No fim da tarde de sexta-feira foi apresentada ao público uma ara votiva romana dedicada ao deus Júpiter, proveniente de Aboim da Nóbrega, propriedade de Luís Miguel Pinheiro Fernandes, que efetuou o respetivo depósito no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

Trata-se de um achado ocasional, que ocorreu em 2008, numa propriedade da família do proprietário, no Lugar dos Castros, no limite da Freguesia de Aboim da Nóbrega, concelho de Vila Verde, distrito de Braga.

Esta Ara, em granito, foi já referenciada em publicações sobre epigrafia romana e encontra-se em bom estado de conservação. O investigador Armando Redentor aponta como cronologia para esta peça, o período ente 171 e 270 (“A cultura epigráfica no Conventus Bracaraugustanus (Pars Occidentalis)”, 2011)

Ao realizar o seu depósito no museu, o proprietário teve intenção de disponibilizar esta peça arqueológica para usufruto público, e permitir a sua valorização, quer em termos de conhecimento, quer de preservação, gesto que o Museu louva e que reconhecidamente muito agradece.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES