A freguesia de Maximinos, em Braga, voltou a honrar São Pedro com a realização de uma procissão que saiu à rua na tarde deste sábado.
Após um interregno de 12 anos, os Escuteiros do Agrupamento 430 de São Pedro de Maximinos, com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade uniram-se para reativar esta festa.
Luis Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade marcou presença no cortejo religioso, mostrando-se satisfeito pela retoma destas festividades. “Esta procissão já não saía à rua há 12 anos. A última vez contou com dez andores. Estaremos aqui para o que for preciso e espero que seja realizada nos próximos anos”, disse o autarca.
A procissão teve início na Capela de São Miguel-o-Anjo em direção à Igreja Paroquial.
O cortejo contou com a participação da Fanfarra dos Escuteiros de Moure, Vila Verde, dos Escuteiros do Agrupamento 430 de São Pedro de Maximinos, de Manuel Miranda, pároco da freguesia, de Manuel Miranda Pereira, secretário da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, João Almeida, vogal da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, de Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga e de João Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Braga.
No final da procissão foi ainda celebrada uma Eucaristia Solene.
A festa continua no Peão da Meia Laranja com comes e bebes e com animação musical a cargo dos Bemóis de São Caetano que atuaram pelas 19:15, dos Bravos da Boa Luz e uma Noite de Fados às 21:45 com a Associação Fados com Arte.