Quarta-feira, Abril 24, 2024
12.8 C
Braga
BragaBraga: Marisa Matias e José Gusmão questionam Comissão Europeia sobre descargas no...

Braga: Marisa Matias e José Gusmão questionam Comissão Europeia sobre descargas no Rio Este

Braga para Todos

Os eurodeputados Marisa Matias e José Gusmão do Partido do Bloco de Esquerda vão questionar a Comissão Europeia sobre as descargas poluentes no Rio Este, em Braga.

Em comunicado, Marisa Matias e José Gusmão dão conta das inúmeras descargas no Rio Este nos últimos anos.

“Ao longo dos anos, o Rio Este tem vindo a ser alvo de sucessivas descargas poluentes. A título de exemplo, refira-se que nos últimos cinco anos, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente recebeu 125 denúncias. No entanto, em 2019 só três empresas foram multadas e, em 2020, apenas uma. Em 2021, já se registaram diversas descargas, a última das quais ocorrida no dia 14 de maio. Esta situação conflitua com o disposto na Diretiva‑Quadro da Água (Diretiva 2000/60/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2000), transposta para Portugal através da Lei n.º 58/2005, de 29 de dezembro. Assim, os eurodeputados do Bloco de Esquerda pretendem saber que medidas irão ser desencadeadas pela Comissão Europeia para instar Portugal a garantir o cumprimento da Diretiva‑Quadro da Água para proteção do Rio Este”, referem os eurodeputados.

Marisa Matias e José Gusmão pretendem colaborar com a Comissão Europeia para encontrar formas de atuação para proteção do Rio Este. “Não se pode aceitar que um rio seja repetidamente sujeito a descargas poluentes, perante a quase impunidade de quem polui. A Diretiva-Quadro da água foi transposta para o ordenamento jurídico português e prevê a proteção dos rios bem como mecanismos de fiscalização e sanção. Com esta pergunta à Comissão, pretendemos colaborar para que se possam encontrar mais e melhores formas de atuação para proteger o Rio Este e punir eficazmente os infratores. Não se compreende que tantas descargas poluentes dêem origem a tão poucas contraordenações. O crime não pode compensar. A água é um bem essencial e é essencial também protegê-la”, reforçaram.

José Gusmão lamenta as sucessivas descargas no Rio Este, tendo já levado à Comissão Europeia a poluição do Rio Vizela. “Infelizmente, esta não é uma situação inédita. São muitos os casos de poluição de rios, sendo que a poluição no Rio Vizela, também no distrito de Braga, já mereceu igualmente a nossa intervenção junto da Comissão”, afirma o eurodeputado José Gusmão, a propósito da pergunta agora endereçada à Comissão.

O Rio Este nasce na zona de Braga, cidade que atravessa, percorrendo cerca de 45 quilómetros até desaguar no Rio Ave, que por sua vez, desagua perto de Vila do Conde.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES