Quinta-feira, Julho 18, 2024
19.6 C
Braga
Braga"Braga Mais" vai realizar sessão sobre a Oficina de São José

“Braga Mais” vai realizar sessão sobre a Oficina de São José

Uma das mais reputadas instituições sociais bracarenses.

© Oficina de São José

A Braga Mais, em parceria com a União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto, promove, no próximo dia 14 de junho, pelas 21:15, mais uma sessão do ciclo “Memórias de Braga”, que se vai debruçar sobre a Oficina de São José, uma das mais reputadas instituições sociais bracarenses.

Esta sessão evocativa, que se realiza nas instalações da Oficina de São José, situada na rua do Raio, tem como convidados Maria Ivone da Paz Soares, historiadora e coordenadora do livro “Da memória ao presente: a história da Oficina de S. José de Braga”, e também do diretor técnico da instituição, Serafim Gonçalves.

A Oficina de São José foi criada em 1889, por iniciativa do Arcebispo D. António José de Freitas Honorato, com a pretensão de acolher rapazes provenientes de situações familiares ou sociais de risco e oferecer-lhes um futuro. Inicialmente instalada no Campo Novo, a Oficina de São José passaria depois pelo edifício da rua de São João onde atualmente se encontra a Casa das Zitas. As atuais instalações, localizadas na rua do Raio, foram inauguradas em 1951.

Detendo uma singular intervenção na comunidade bracarense, a Oficina de São José manteve, durante quase meio século uma banda filarmónica, além de oficinas gráficas, que ainda se mantêm em atividade, conjuntamente com as congéneres do Diário do Minho.

Como vem sendo habitual, durante a sessão estará exposta uma pequena mostra de documentos e fotografias recolhidos por Fernando Mendes, que complementam a informação que será abordada nesta sessão.

Recorde-se que o ciclo “Memórias de Braga” realiza-se com constância trimestral. Cada conversa, que se quer informal, anda à volta de um ou mais convidados. O objetivo é o de conversar, público e convidados, no sentido de partilhar e construir memórias sobre a cidade.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES