Dando continuidade ao ciclo de iniciativas “Vamos reavivar o Castro de Monte Redondo”, que tem como objetivo alertar a comunidade para o imperativo de promover a valorização e salvaguarda do mais importante povoado proto-histórico bracarense, no próximo sábado, 9 de novembro, a associação Braga Mais, juntamente com a União de Freguesias de Guisande e Oliveira São Pedro, vai organizar uma caminhada ao Castro de Monte Redondo, que estava inicialmente agendada para 12 de outubro.
A caminhada ao Castro de Monte Redondo prevê a subida ao alto da montanha e visita aos vestígios ali expostos, tendo o seu início agendado para as 10:00, sendo o ponto de encontro junto da Igreja de Guisande.
A organização aconselha a todos os participantes a optarem por roupa e calçado adequados à caminhada, que terá uma extensão de cerca de 4 quilómetros. A participação é livre, não necessitando de inscrição prévia. Caso se verifiquem condições meteorológicas adversas, a caminhada será adiada.
O Castro de Monte Redondo é possivelmente o mais importante povoado proto-histórico do território bracarense. Localizado na freguesia de Guisande, no alto do também denominado monte Cossourado ou de São Mamede, a uma altitude de 427 metros, detém uma posição de domínio sobre os vales do Pelhe, em Famalicão e sobre a veiga de Penso, em Braga.