Mais de 300 pessoas participaram no Festival das Sopas e Tradições de Sobreposta, em Braga, numa iniciativa que decorreu no Parque de Merendas e contou com uma mostra de 16 sopas.
Conjugando também uma desfolhada tradicional e um magusto, a iniciativa envolveu a Associação Social e Cultural de Sobreposta, o Grupo Etnográfico da freguesia, estabelecimentos comerciais e várias famílias que contribuíram com conhecimento e receitas típicas para a confeção das sopas. Ao todo, foram 16 potes, preparados de forma tradicional, que fizeram as delícias dos curiosos.
Elizabete Silva, presidente da Junta de Freguesia de Sobreposta, destacou a tenacidade de todos os participantes e lembrou “o papel importante que a autarquia local pode desempenhar na preservação do património gastronómico”.
“A forte adesão por parte da população atesta o sucesso desta segunda edição do nosso festival. Acreditamos que a Junta de Freguesia deve ser um transmissor das tradições e costumes da região. Continuaremos, por isso, a promover iniciativas que possam envolver a população em momentos de confraternização, principalmente em espaços da freguesia, como é o caso deste magnífico parque de lazer”, disse a responsável.
Para além das sopas, não faltou a animação com uma desfolhada tradicional, num momento representativo da região do Minho. Realizado em pleno mês de São Martinho, o evento contou também com o já habitual, e muito aguardado, magusto da freguesia.