Domingo, Setembro 25, 2022
12.8 C
Braga
InícioBragaBraga: Maestro Filipe Cunha dirige Orquestra na Polónia

Braga: Maestro Filipe Cunha dirige Orquestra na Polónia

Filipe Cunha

É já na próxima semana que o maestro Filipe Cunha, diretor artístico da Orquestra Filarmónica de Braga, ruma à Polónia para trabalhar com a Orquestra “Lutoslawsky Chamber Orchestra”, e respetivos solistas, com a qual vai realizar o concerto de abertura do Festival de Música “Karol Kurpinski”, na cidade de Lomza. O concerto terá lugar no dia 15 de setembro.

Segundo o maestro, “vai ser um concerto muito bonito com obras de Karol Kurpinski, Haydn, Mozart e Beethoven e terá como solistas um violinista e um viola polacos”.

Filipe Cunha mostrou-se “orgulhoso com o convite para dirigir num país com uma enorme tradição musical, carregado de grandes compositores e por isso, um orgulho enorme, acrescido da responsabilidade de dirigir o concerto de abertura do festival”.

Do alinhamento do concerto consta ainda uma obra de um compositor português – a abertura “L’amore Industrioso”, de Sousa Carvalho.

“Gosto, sempre que possível, de incluir obras de autores portugueses quando vou dirigir ao estrangeiro para assim ajudar a divulgar também aquilo que é nosso e que é tão bonito, devemos ter esse cuidado”, referiu o maestro.

O convite surgiu no seguimento da participação de Filipe Cunha como júri do concurso “Europian Music Awards” da Samnium University of Music, em Itália, onde estiveram representados vários países a nível mundial.

“Quando participamos em iniciativas internacionais como foi esta, com elevada notoriedade, conhecemos muita gente e aí surgem novos convites e novas oportunidades”, comentou o maestro. “Os vídeos e as redes sociais também ajudam a dar a conhecer o trabalho desenvolvido por cá, permitindo um melhor conhecimento do meu trabalho por parte de quem convida”, acrescentou.

“Levo comigo o nome da cidade de Braga, que é candidata a Capital Europeia de Cultura 2027, e de Portugal, com toda a responsabilidade inerente a isso, e espero desenvolver por lá um bom trabalho, deixando boa imagem e realizando um grande concerto”, concluiu o maestro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS