Braga lidera grupo de trabalho sobre Empreendedorismo e PME'S da EUROCITIES
Terça-feira , Dezembro 1 2020 Periodicidade Diária nº 2652
Principal / Braga / Braga lidera grupo de trabalho sobre Empreendedorismo e PME’S da EUROCITIES

Braga lidera grupo de trabalho sobre Empreendedorismo e PME’S da EUROCITIES

CM Braga

Braga volta a merecer a confiança das cidades parceiras da EUROCITIES para continuar a liderar o grupo de trabalho sobre Empreendedorismo e PME’S do Fórum de Desenvolvimento Económico.

Depois de em 2018 ter sido eleita, em Grenoble, os parceiros europeus voltaram agora a eleger a cidade de Braga para continuar a liderar a rede das maiores e mais importantes cidades europeias.

Após a apresentação da candidatura e respetivo plano de trabalho, foi através de uma votação online que a cidade de Braga foi eleita para coordenar, nos próximos 2 anos, o grupo de trabalho sobre “Empreendedorismo e PME’s” com a sub-coordenação da cidade de Barcelona. Nos próximos dois anos o Fórum de Desenvolvimento Económico que integra mais de 120 participantes, entre técnicos municipais e políticos de 45 cidades de 20 países europeus, será liderado por Helsínquia e Valladolid.

“Este é mais um reconhecimento do valor e empenho de Braga na EUROCITIES. É bom que os nossos pares, de outras importantes cidades europeias, reconheçam Braga como um território de referência e onde o Município tem demonstrado a sua iniciativa e capacidade. Em 2017 merecemos a confiança para organizar o Fórum da Primavera, que ainda hoje recebe diversos elogios e referências pelo conteúdo e excelente organização, e agora voltar a confiar-nos esta coordenação do grupo de trabalho é notoriamente o reconhecimento do nosso trabalho”, afirma António Barroso, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga.

O Fórum de Desenvolvimento Económico tem quatro grupos de trabalho para temas mais específicos: “Inovação” – coordenado por Londres e Espoo; “City branding e relações económicas internacionais” – coordenado por Génova, Ghent, Grenoble e Terrassa; “Investimentos de longo prazo” – coordenado por Gotemburgo e Colónia e “Empreendedorismo e PME’s” que continua coordenado por Braga e Barcelona.

“Estar na liderança deste grupo de trabalho também nos possibilita, por inerência, pertencer à direcção do Fórum o que nos garante acesso a influenciar as acções e políticas a desenvolver e implementar no seio da EUROCITIES e também no trabalho de influência junto das instâncias europeias”, refere António Barroso.

Do plano de ação apresentado para o grupo de trabalho: “Empreendedorismo e PME’s” para os próximos 2 anos, serão analisados, trabalhados, debatidos e preparados documentos para influenciar as políticas europeias para apoiar as cidades e agentes económicos em assuntos como: apoios para a recuperação económica devido à pandemia da Covid-19; canalização de fundos incentivos e apoios dirigidos às empresas e empreendedores; aplicação do Pacto Ecológico Europeu à economia; atração e retenção de talento; empreendedorismo social; empreendedorismo inclusivo; economia circular; incentivos locais e regionais; empreendedorismo feminino; redes de desenvolvimento locais e regionais; redes 5G; economia noturna; novas formas de financiamento às PME’s e fortalecimento, interligação e divulgação das PME’s de cada cidade.

“Nesta época de pandemia que trouxe uma forte contracção económica, mais que nunca as cidades têm que afirmar o seu papel de facilitadores e de porta voz dos anseios dos agentes económicos e da população em geral. A troca de experiências e a definição de estratégias têm sido o foco da nossa dinâmica e poder influenciar as instituições europeias para incrementar o desenvolvimento económico são premissas essenciais da nossa acção, partindo de Braga para toda a Europa”, refere António Barroso.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, da InvestBraga e recém-eleito para o Comité Executivo da EUROCITIES, também expõe o seu agrado por mais este cargo que a cidade continua a assumir. “A responsabilidade aumenta com o incremento da confiança que em nós depositam, mas a tal não é alheio o nosso empenho, valor e dinâmica, patente na acção da Câmara Municipal, mas também em tudo que os nossos parceiros empresariais, académicos e institucionais apresentam e fazem para que Braga demonstre hoje os mais diversos indicadores exemplares a nível europeu. Ajudar a EUROCITIES a obter um maior envolvimento das cidades na definição das políticas comunitárias a nível europeu e fortalecer o papel dos autarcas nos centros de decisão, é o nosso principal desiderato. É assim junto de diversos colegas europeus que também fortalecemos o papel de Portugal na Europa”, afirma o edil.

A EUROCITIES, rede das maiores e mais importantes cidades europeias, foi fundada em 1986 por seis grandes cidades: Barcelona, Birmingham, Frankfurt, Lyon, Milão e Roterdão, e pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias.

Esta rede integra seis fóruns temáticos, um leque de grupos de trabalho, projectos, actividades e eventos e oferece aos seus membros uma plataforma de partilha de conhecimentos e troca de ideias. Funciona ainda como membro fundamental junto das instituições europeias na defesa dos interesses das grandes cidades e partilha posições de destaque em diversos projetos financiados pela União Europeia para as cidades.

A EUROCITIES é também uma plataforma que serve como rede de partilha de parceiros para diversos projectos com financiamento de fundos europeus. A rede EUROCITIES junta hoje mais de 145 cidades europeias e tem parcerias com outras 45 de todo o mundo, representando à volta de 130 milhões de pessoas de 40 países.