Foram aprovados seis projetos de Braga para o “Olh’Ó Teatro 2021 – Convocatória Aberta de Projectos Artísticos no âmbito da Descentralização Cultural”. Promovida pelo Município de Braga, esta iniciativa visa apoiar a criação artística na área do Teatro destinada aos artistas e agentes culturais naturais ou residentes no concelho. Os espetáculos aprovados vão decorrer em vários espaços das freguesias de Braga.
Os projetos e autores aprovados nesta convocatória foram “A rua do castelo que se abre”, de Ana Paula Leite; “A roupa está suja!”, da CEA – Cooperativa de Ensino Artístico; “Em banho Maria”, de Júlio Cerdeira & BANQUETE – Associação de Investigação e Criação em Artes Performativas; “Odisseia de Emigração”, da Associação Tin.Bra – Academia de Teatro; “Rio Este”, da Associação MalaD’arte e “Tarantata” da Companhia de Teatro de Braga.
A apresentação dos espetáculos decorrerá em vários espaços das freguesias periurbanas, visando a crescente descentralização da programação cultural do concelho de Braga.
Com esta iniciativa, o Município de Braga pretende que os projetos apresentados impulsionem as dinâmicas culturais concelhias, ajudando a crescentemente consolidar o setor cultural e criativo municipal. O valor total do programa é de 15 mil euros e atua numa ação complementar de apoio aos agentes e produtores teatrais concelhios.
Nesta convocatória, os projetos foram convidados a refletir sobre o território, o património material e imaterial, os usos, os costumes e as tradições locais, reflexão sobre o presente, mas também, sobretudo, propostas que ajudassem a pensar o futuro da cidade e dos seus habitantes.
Os critérios de avaliação incluíram a adequabilidade, originalidade e criatividade na abordagem ao tema proposto pela convocatória, a inovação e potenciação de novos discursos artísticos, a qualidade artística das propostas, a adequação curricular ao projeto apresentado e as parcerias, contratos e protocolos de colaboração com artistas e/ou entidades.