Sexta-feira, Setembro 17, 2021
18 C
Braga
InícioBragaBraga: Leões das Enguardas quer ser pólo dinamizador do Bairro Social

Braga: Leões das Enguardas quer ser pólo dinamizador do Bairro Social

© Ricardo Silva

A candidatura independente à Junta de São Victor, em Braga, liderada por Ricardo Silva, visitou o Sporting Clube Leões das Enguardas, tendo sido recebida pelo presidente da coletividade, António Araújo, e pelos dirigentes Daniel do Carmo e António Simões.

Para António Araújo, “o futuro passa por remodelar as instalações do clube, que pertencem à BragaHabit, mas que estão entregues ao ‘Leões’ por comodato”. “A reformulação das instalações, criando uma sala multiusos, mas também uma sala de estudo apoiado e um balneário moderno, permitirão ir ao encontro das várias necessidades sociais identificadas no Bairro”, sublinhou.

As instalações do clube podem servir a comunidade agora num espectro diferenciador. Por um lado, a sala multiusos permitirá promover atividades direcionadas para a juventude, como Zumba ou Boxe, mas também para garantir aos seniores um envelhecimento ativo, destacando as danças de salão ou a ginástica adaptada. A sala para o estudo apoiado surge da vontade do clube em ajudar a combater o absentismo escolar e auxiliar os jovens em idade escolar a integrarem-se corretamente nas matérias a versar na escola. Esta sala funcionará como estímulo aos alunos e poderá ser dinamizada por alunos da Universidade do Minho, em função de protocolo a firmar com a Associação Académica.

Indo ao encontro de uma ideia já desenhada com a Junta de Freguesia de S. Victor, a adaptação dos balneários poderá cumprir uma função social, permitindo que pessoas em situação de carência social, possam ali aceder a cuidados de higiene pessoal. Também ali poderá nascer uma Lavandaria Social, permitindo que pessoas com menos recursos financeiros tenham acesso à limpeza das suas roupas, sobretudo nesta altura de pandemia.

António Araújo alerta que estas obras são “essenciais” para o desenvolvimento do clube, que tem vindo a apostar nos escalões de formação de futebol, mas também tem feito “um esforço para dinamizar o basquetebol infanto-juvenil e o karaté”.

Outras das mais valias do clube é ter sob sua alçada a gestão do Campo de Basquetebol da Rua de S. José. Segundo Ricardo Silva, “este espaço desportivo foi bem requalificado ainda que tenha hoje somente a função da prática de basquetebol. Contudo, torna-se necessário que o SC Leões das Enguardas possa ter melhores condições para desenvolver a modalidade de basquetebol, pois só uma utilização contínua e frequente é que poderá ajudar a mitigar os problemas de vandalismo e consumo de estupefacientes que ali se identificam”.

Esta visita foi acompanhada pelos elementos da candidatura independente, António “Pli” Peixoto e por Inácio Anjos, ambos com uma experiência desportiva. Pli Peixoto entende que a implementação de uma estratégia desportiva nos bairros “carece de uma maior atenção por parte das autarquias e até de outros clubes com outra representatividade regionais”. Já Inácio Anjos sugeriu ao Leões das Enguardas que “aposte em contextos formativos, promovendo protocolos com as instituições de ensino superior que leccionam o curso de Desporto, até para que os conceitos como ética, fair play e a segurança nos recintos desportivos, possam vir a ser trabalhados com uma vertente profissionalizante juntos da comunidade desportiva, onde sobressaem dirigentes, atletas e os seus familiares”.

A candidatura independente entende também, que os espaços desportivos de São Victor “devem obedecer a uma estratégia conciliada, inerente a uma Rede Desportiva Local, que tenha na Junta de Freguesia e nos clubes desportivos os parceiros para a desenvolver. Esta Rede Desportiva Local permitirá optimizar recursos, partilhar espaços e minimizar despesas para as agremiações desportivas”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS