Quinta-feira, Maio 26, 2022
30.6 C
Braga
InícioBragaBraga lança programas de aconselhamento nutricional e alimentar, psicológico e exercício físico

Braga lança programas de aconselhamento nutricional e alimentar, psicológico e exercício físico

© CM Braga

O Município de Braga disponibiliza três novos programas municipais de saúde destinados aos seus munícipes de forma gratuita: o Programa Municipal de Aconselhamento Nutricional e Alimentar (PMANA); o Programa Municipal de Aconselhamento Psicológico (PMAP) e o Programa Municipal de Prescrição de Exercício Físico (PMPEF).

As atividades relacionadas com estes programas irão decorrer no Gabinete Municipal de Saúde, mediante inscrição em formulário próprio e agendamento prévio, focando-se esta resposta adicional na promoção contínua da qualidade de vida dos bracarenses.

Os programas foram lançados hoje, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, que tem como principal objetivo sensibilizar e educar para a importância dos cuidados de saúde e da adopção de estilos de vida saudáveis.

O aconselhamento nutricional, alimentar e psicológico possui uma vertente social, destinando-se apenas a munícipes que se encontrem numa situação de carência socioeconómica comprovada, efetuada através de análise do IRS e mediante uma avaliação que revele valores inferiores ou iguais ao valor mensal equivalente ao salário mínimo nacional, por elemento do agregado.

Os programas disponibilizam um espaço de atendimento, aconselhamento e encaminhamento alimentar, nutricional e psicológico, orientado para a comunidade, que procura oferecer respostas capazes, que privilegiem a saúde, a cidadania, as competências individuais, sociais e comunitárias, promovendo a qualidade de vida dos munícipes.

Por outro lado, a prescrição de Exercício Físico está disponível a todos os munícipes. Trata-se de um programa que pretende promover um serviço de avaliação e aconselhamento para a prática desportiva, assegurando que esta é efetuada de uma forma segura e direccionada, tornando-a assim mais eficiente e eficaz.

Os munícipes que pretendam integrar estes novos programas municipais deverão efetuar os seguintes procedimentos:

  1. Preenchimento de formulário próprio;
  2. Apresentação de documento que comprove local de residência;
  3. Apresentação de IRS para avaliação da situação socioeconómica (apenas para PMANA e PMAP);
  4. Entrega do processo junto do Balcão Único do Município de Braga, ou através do envio por correio eletrónico para o endereço [email protected]

Para esclarecimentos sobre a implementação destes novos programas municipais de saúde, poderão contactar através do endereço [email protected].

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS