Sábado, Maio 18, 2024
11.7 C
Braga
BragaBraga lança novo concurso para a musealização da Ínsula das Carvalheiras

Braga lança novo concurso para a musealização da Ínsula das Carvalheiras

© CM Braga

Na próxima reunião de executivo da Câmara Municipal de Braga, que se realiza na segunda-feira, será votado o lançamento de um novo concurso público com vista à musealização das ruínas arqueológicas da Ínsula das Carvalheiras e criação do Centro de Interpretação e área envolvente. A obra terá um prazo de execução de 18 meses, representando um investimento de cerca de 4 milhões de euros.

“Este novo procedimento concursal apresenta um preço base de execução superior ao valor fixado no procedimento anterior, que se revelou insuficiente face à expectativa e condições gerais de mercado. Nesse sentido, por uma questão de transparência e salvaguarda do interesse público, a autarquia optou pela não adjudicação desse mesmo concurso, lançando agora um novo procedimento com a reformulação do preço base superior em cerca de 700 mil euros”, explicou a Câmara Municipal.

Afirmando-se como “um instrumento de regeneração urbana”, o projeto representa “uma aposta clara na valorização patrimonial”. “A Ínsula das Carvalheiras vai proporcionar uma viagem no tempo, com a entrada num Centro Interpretativo que terá uma dimensão moderna e tecnológica e com um percurso até ao interior deste espaço que constitui um importantíssimo legado romano. Para além da componente arqueológica, o projeto prevê a criação de um parque urbano anexo às ruínas, que facultará um usufruto qualificado do espaço pelos cidadãos e o desenvolvimento de atividades culturais e de lazer”, acrescenta a autarquia.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES