Domingo, Setembro 25, 2022
12.8 C
Braga
InícioBragaBraga lança novo cartão para melhorar organização dos serviços escolares

Braga lança novo cartão para melhorar organização dos serviços escolares

© CM Braga

O Município de Braga disponibiliza, a partir deste ano letivo, um novo cartão escolar/wallet digital para a comunidade educativa dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário da rede pública do concelho.

Com este novo cartão, alunos, professores, funcionários e encarregados de educação poderão, de forma simples, efetuar e gerir os carregamentos do cartão escolar, que será usado nos serviços que são disponibilizados nas escolas, nomeadamente refeitório, bar, papelaria, reprografia e vending.

Na apresentação deste novo instrumento de gestão escolar, que decorreu esta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, explicou que a medida contribui para a desmaterialização de procedimentos e melhora a organização dos serviços escolares.

“Este projeto representou um investimento considerável da parte do Município, de quase um milhão de euros em software e respetivas licenças e em todos os equipamentos associados, mas é um investimento absolutamente necessário para contribuir para a melhor organização dos serviços escolares, num universo que envolve mais de 17 mil utilizadores”, explicou o autarca.

Segundo Ricardo Rio, o Município de Braga pretende estender esta nova funcionalidade a outros níveis de ensino de ensino e fazer a sua integração com outras soluções do universo municipal.

Já a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, destacou os cinco valores que orientam o novo cartão, nomeadamente simplicidade, confiança, facilidade, integração e uniformização. “O cartão é fácil de usar, não implica que os alunos, funcionários e professores usem dinheiro; utiliza um sistema totalmente fiável; é fácil de carregar, integra um conjunto de dados atualmente geridos por sistemas diferentes; e é igual para todos”, acrescentou a vereadora.

O novo cartão será entregue à comunidade educativa pelas respetivas escolas e a sua ativação poderá ser feita eletronicamente, através de uma plataforma de gestão municipal da educação, cujos dados de acesso serão enviados aos encarregados de educação, pessoal docente e não docente.

O carregamento passa a poder ser feito através do multibanco e MBWay ou em numerário nos Pontos de Pagamento CTT/Payshop. As referências para estes carregamentos são geradas após a ativação do serviço na Plataforma de Gestão Municipal da Educação, na área de Encarregado de Educação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS