Segunda-feira, Maio 6, 2024
11.1 C
Braga
BragaBraga lança formação para qualificar oferta turística no concelho

Braga lança formação para qualificar oferta turística no concelho

© CM Braga

Após a assinatura do protocolo “Formação + Próxima” entre o Turismo de Portugal e o Município de Braga, que prevê capacitar empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais do Turismo até 2025, de forma gratuita e adaptada às necessidades locais, foi agora iniciado o programa formativo de Braga com a formação: “Welcome Braga”, centrada na divulgação e promoção do “melhor que Braga tem para oferecer”.

Esta sessão contou com a presença de António Barroso, da Câmara Municipal de Braga, de Ana Freitas, do Turismo de Portugal, e de Rui Marques, da Associação Empresarial de Braga.

“Atualmente, face a um setor que se encontra em constante mutação, estas ações de formação são cruciais para o objetivo que pretendemos atingir que é uma capacitação técnica de eleição para quem tem a responsabilidade de acolher e informar cada turista, numa lógica de mercado e de futuro no setor do turismo”, explicou António Barroso, destacando a “mais-valia” do programa Formação + Próxima em geral e do módulo “Welcome Braga em particular.

Ana Freitas relevou a adesão do Município de Braga a este programa e destacou a “colaboração, interesse, distinção e inovação na formulação das formações a disponibilizar”. “Braga foi dos Municípios mais interessados e envolvidos no desenvolvimento desta iniciativa. As formações que vamos desenvolver em conjunto mais que sinalizadas pelo Município foram também resultado de um inquérito trabalhado com os agentes do setor no concelho bracarense”, disse a responsável.

O formador local, Jorge Vilela, um empresário que tem trabalhado o destino turístico Braga nos últimos 10 anos, adiantou que o Turismo “é uma atividade em constante alteração e que produz diversas dinâmicas”. “Quem trabalha na esfera do turismo tem que estar sempre preparado para um mercado volátil. A maior riqueza desta formação irá ser a partilha de conhecimentos e é importantíssimo conhecer bem os mais de dois mil anos de história que Braga tem para oferecer aos turistas e aos visitantes. Importa fazê-lo de forma cronologicamente assertiva, contando a história da Cidade e de toda a sua atratividade numa lógica temporal acertada”, sublinhou, frisando que o objetivo desta ação de formação é “dar a conhecer a história da cidade e, em conjunto, produzir uma reflexão sobre as potencialidades de Braga no panorama turístico dentro e fora de portas”.

Já Rui Marques, da Associação Empresarial de Braga, destacou o facto de ser “um formador local a falar sobre Braga, que desde logo garante um conhecimento seguro e uma mais valia relativamente ao produto a apresentar”. Para o diretor-geral, “é urgente uma estratégica de formação de diferentes atores que intervêm na atividade empresarial do turismo”, considerando “muito feliz a ideia de ser produzida uma formação modular, onde é possível colocar hoje uma peça formativa, amanhã outras e seguindo esta linha, ir, paulatinamente, construindo as soluções mais adequadas para o território”.

Depois da formação “Welcome Braga”, seguem-se as formações “Comunicação, cortesia e orientação para o cliente”, “Sustentabilidade 1.0: Pensar Global, Agir Local” e “Marketing e Comunicação Digital”.

Os interessados em frequentar estas ações devem efetuar o registo no portal da academia digital do Turismo de Portugal ou no Posto de Turismo de Braga, e verificar a oferta formativa disponível para Braga, que se encontra já adaptada às novas tendências e ao mercado.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES