Sábado, Maio 28, 2022
31.1 C
Braga
InícioBragaBraga lança aplicação móvel que permite avaliar sintomas clínicos

Braga lança aplicação móvel que permite avaliar sintomas clínicos

© CM Braga

A Câmara Municipal de Braga assinou um protocolo com o Centro de Medicina P5 que prevê, entre outros elementos, o apoio clínico aos bracarenses através de plataformas digitais de monitorização e de avaliação de sintomas clínicos em articulação com as unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

A partir de agora, os bracarenses podem aceder gratuitamente ao Avaliador de Sintomas Digital P5 através do download da aplicação no Google Play ou na Apple Store.

Ao utilizar o Avaliador de Sintomas P5 através da aplicação móvel, a população terá à disposição uma equipa multidisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas) pronta a avaliar os sintomas, a esclarecer dúvidas de saúde e a dar uma resposta personalizada ou a encaminhar a comunidade de forma mais adequada, com garantia de resposta num prazo de 24 horas úteis.

Este é um sistema que utiliza a inteligência artificial e a combina com conhecimento médico e científico para acompanhar os pacientes, facilitando a avaliação e o diagnóstico por parte dos profissionais de saúde. O serviço funciona como um complemento aos centros de saúde, hospitais ou às linhas telefónicas como a Saúde 24, trabalhando nas áreas da prevenção, avaliação de sintomas dos utentes, monitorização e acompanhamento das doenças crónicas.

Parceria visa também desenvolvimento de acções de literacia para a saúde

No âmbito deste protocolo está ainda previsto o desenvolvimento de outras acções tendo em vista o aumento da literacia para a saúde, tais como formações em primeiros socorros aos alunos do 12.º ano das escolas secundárias e profissionais do Concelho de Braga, sessões de promoção da saúde para jovens do ensino secundário e para outros públicos, a colaboração e apoio científico ao Município quando necessário e o esclarecimento e orientação dos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Braga que pretendam ingressar em cursos da área da saúde.

Esta parceria visa, acima de tudo, a melhoria do estado de saúde dos cidadãos por intermédio do recurso a tecnologias e plataformas digitais, da promoção da saúde, da prevenção da doença e da qualidade de vida da população do Concelho, bem como do desenvolvimento de várias acções de complementaridade a nível clínico.

O Centro de Medicina P5, sediado na Escola de Medicina da Universidade do Minho, celebra hoje o seu terceiro aniversário.

Para além da aplicação móvel, pode entrar em contacto com o Centro de Medicina P5 através do website, e-mail ([email protected]) ou telefone (253144420).

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS