Quarta-feira, Agosto 10, 2022
22.2 C
Braga
InícioBragaBraga juntou parceiros para definir linhas de ação do projeto “House of...

Braga juntou parceiros para definir linhas de ação do projeto “House of Skills”

© CM Braga

O Município de Braga realizou nos dias 7 e 8 de fevereiro o Bootcamp Roof – Integrated Acion Plan Design Experience. Este encontro, dirigido ao Urbact Local Group (ULG) da Rede Europeia Urbactroof – Ending Homeleness, permitiu a co-construção do Plano de Ação Integrado do projeto “House of Skills”, uma solução inovadora de habitação de transição para as pessoas em situação de sem-abrigo, através de um programa de melhoria das competências pessoais, sociais e profissionais, em colaboração com as várias organizações sociais da cidade de Braga, que atuam neste domínio.

A iniciativa realizou-se no âmbito da participação da cidade de Braga no projeto ROOF – Ending Homelessness, que conta ainda com a participação de Ghent (Bélgica), Liége (Bélgica), Timisoara (Roménia), Odense (Dinamarca), Poznan (Polónia), Glasgow (Escócia), Salónica (Grécia) e Toulouse (França). Esta rede europeia que tem como propósito criar respostas habitacionais inovadoras para as pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo.

Nesta abordagem, o Município de Braga em colaboração com o Núcleo de Planeamento e Intervenção da Pessoa em Situação Sem-Abrigo (NPISA), que integra organizações públicas e privadas da Rede Social de Braga, e com o ULG, definiu as principais linhas de ação para a criação deste projeto estratégico para a coesão social e inovação em Braga.

As palavras mudança e compromisso foram a base orientadora e fundamental para a desconstrução e reflexão profunda de como co-construir, redesenhar colaborativamente o projeto “House of Skills”. Um projeto de todos, integrado, funcional e transversal, que pretende agregar a experiência, o conhecimento objetivo, a transferência de boas práticas de todos os agentes sociais que atuam na linha da frente na resolução de problemas de pessoas em situação de sem-abrigo.

A inovação, criatividade e a abordagem crítica e transparente estiveram sempre presentes em todas as dinâmicas de trabalho, contribuindo com ideias e propostas relevantes para a efetiva melhoria desta inovadora solução para a capacitação e integração social e profissional de pessoas em situação vulnerabilidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS