Domingo, Agosto 14, 2022
21.7 C
Braga
InícioBragaBraga investe mais de 50 mil euros para controlar descargas ilegais no...

Braga investe mais de 50 mil euros para controlar descargas ilegais no rio Este

© CM Braga

Para reforçar o combate às descargas ilegais nas linhas de água, o Município de Braga avançou, no início de junho com o levantamento de mais 100 quilómetros de cadastro da Rede de Águas Pluviais na envolvente do rio Este, levantamento acompanhado permanentemente pela Equipa Operacional de Proteção Civil – Ambiente e que representa um investimento superior a 50 mil euros.

Com este trabalho, a Autarquia pretende melhorar a qualidade da água, proteger e valorizar o ecossistema ribeirinho e a biodiversidade existente no rio Este.

Já em 2021 foi efetuado o levantamento de 20 quilómetros de cadastro da rede de águas pluviais na envolvente do rio Este. Ainda no ano passado foi alargado o âmbito de competências da Proteção Civil através da criação da Equipa Operacional de Proteção Civil – Ambiente, cuja atividade envolve a averiguação das descargas denunciadas e a verificação regular das margens das linhas de água.

O levantamento cadastral da rede de águas pluviais assume-se como “uma ferramenta essencial no combate às descargas poluentes, uma vez que permite a identificação e mapeamento geométrico do cadastro da rede de águas pluviais, com auxílio dos meios técnicos e mecânicos necessários, identificando problemas existentes na rede, nomeadamente resíduos de todo o tipo nas caixas e coletores, roturas, ligações indevidas de saneamento, entre outras anomalias”.

Partindo do lema “A Proteção Civil somos todos nós”, a Autarquia de Braga apela a todos os cidadãos que presenciem descargas em linhas de água que reportem a situação com a maior brevidade possível através do e-mail [email protected], do telefone 253 61 60 60 ou da página de Facebook.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS