Sexta-feira, Março 29, 2024
9 C
Braga
spot_img
BragaCâmara de Braga investe 2,7 milhões de euros para Musealização da Ínsula...
spot_img

Câmara de Braga investe 2,7 milhões de euros para Musealização da Ínsula das Carvalheiras

CM Braga

Foi apresentado, este fim de semana, o projeto final de arquitetura para a musealização das ruínas arqueológicas da Ínsula das Carvalheiras. Depois de mais de 20 anos de investigação, a parceria entre o Município de Braga e a Universidade do Minho “conclui o projeto que levará à valorização, musealização e adequação à visita daquele conjunto arqueológico”. O projeto segue agora para concurso público, devendo ficar concluído no próximo ano.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a Ínsula das Carvalheiras será “um local de visita obrigatória e uma mais-valia para a cidade”. “Este será um espaço de fruição para aqueles que aqui residem e que, obviamente, poderão também desfrutar das condições muito interessantes que, no projeto, foram asseguradas para os moradores a para os habitantes da nossa cidade”, disse o autarca.

Com um investimento de 2,7 milhões, feito exclusivamente a expensas do Município, uma vez que não há nenhuma candidatura a financiamentos comunitários, o projeto da Ínsula das Carvalheiras afirma-se como “um instrumento de regeneração urbana, uma aposta clara na valorização patrimonial, um testemunho de uma parceria sempre renovada com a Universidade do Minho e, sobretudo, um resultado final que vai agradar aos nossos cidadãos e vai atrair muitos visitantes no futuro”.

CM Braga

Também o vereador Miguel Bandeira considerou que aquele conjunto arqueológico é “uma célula viva da cidade romana transportada no tempo” e que “valerá a pena visitar Braga para conhecer o projeto de elevadíssima qualidade arquitetónica e tecnológica de musealização das Carvalheiras”.

Já o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, elogiou o esforço financeiro da parte do Município, “com recurso a receitas próprias desencadeou esta operação que vai ser de valorização significativa do património da nossa cidade”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES