Segunda-feira, Novembro 29, 2021
10.6 C
Braga
InícioCulturaBraga inaugura exposição “Filatelia do Mundo. Entre a Fauna e Flora” no...

Braga inaugura exposição “Filatelia do Mundo. Entre a Fauna e Flora” no Palácio do Raio

DR

O Município de Braga, em parceria com o Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia, inaugura esta sexta-feira, 5 de novembro, exposição de Filatelia com mostra de selos de todo o mundo.

De acordo com a Autarquia, “‘Filatelia do Mundo. Entre a Fauna e Flora’ resulta da genialidade de um bracarense que nasce uma das mais belas coleções de Filatelia na esfera da fauna e flora. João Rogério Gaspar Lemos de Medeiros fez uma ‘viagem’ pelo mundo sem sair de Braga e conseguiu reunir alguns dos mais belos selos postais sobre a vida natural. Apaixonado por filatelia, a partir da correspondência por carta, comunicou com conhecidos e amigos em todos os cantos do mundo conseguindo reunir uma imensa coleção de selos que são hoje uma verdadeira relíquia para todos quantos apreciam a filatelia. Assinalam-se cem anos do nascimento do colecionador que, de forma tão minuciosa, compilou um pouco da esfera natural em pequenos álbuns, deixando um espólio magnífico e único”.

Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga refere que “é impossível ficar indiferente a uma coleção desta qualidade, principalmente quando remete para uma temática tão particular. Impressiona a destreza e capacidade organizacional de compilar todos estes selos, mas também a seleção rigorosa e as temáticas escolhidas pelo colecionador”.

O vereador explica que estamos perante um manancial raro de selos e revelador das relações interculturais já existentes à época. “Chegaram por correspondência, estiveram anos guardados e agora é tempo de os mostrar à cidade. De Macau à Suíça, somos convidados a conhecer a fauna e flora do mundo através da Filatelia. Do mundo para Braga e agora de Braga para o mundo, esta coleção pode ser apreciada por todos e, com esta coleção, pretendemos mostrar a beleza e a magnitude da biodiversidade a partir dos selos postais”.

“Braga é ‘Melhor Destino Europeu’, mas é também melhor destino natural com uma opulenta fauna e flora que convivem entre os meios urbano e rural. Cidade de simbioses e contrastes, foi também morada para a partilha de conhecimento através da troca de saberes entre filatelistas que nutriam especial afeto pelo património natural. Esta coleção mostra a diversidade da fauna e flora. Analisando as várias séries de selos é perceptível a sensibilidade e dedicação à prática da Filatelia. Um processo de recolha e partilha que se pode chamar de interculturalidade ambiental, pela multiplicidade de espécies e correspondência entre diferentes nacionalidades. Um espólio que muito honra e orgulha a sociedade bracarense e, particularmente, todos os que se dedicam à Filatelia. A partir desta exposição pretende-se também sensibilizar para a preservação da biodiversidade e valorização dos ecossistemas naturais que nunca, como hoje, foi tão premente”, explica ainda.

A exposição será inaugurada às 17:00, no Palácio do Raio e estará patente até dia 20 de novembro.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS