Domingo, Maio 19, 2024
13.4 C
Braga
BragaBraga inaugura Centro de Escuta da Paróquia de Tadim

Braga inaugura Centro de Escuta da Paróquia de Tadim

© João Torres

Vai ser inaugurado, este sábado, o Centro de Escuta e o Centro Interpretativo da Paróquia de São Bartolomeu de Tadim, em Braga.

A Paróquia de Tadim realizou as intervenções propostas, no âmbito do projeto “Arte por Tadim”, do Orçamento Participativo de Braga de 2018. Foi construído um vestíbulo principal de acesso com dupla altura, encimado por cúpula com iluminação zenital, que liga o exterior diretamente com a igreja. Construiu-se também a sala de espera e o Centro de Escuta, assim como, a sacristia, Centro Interpretativo e o cartório paroquial.

O projeto tem uma zona museológica composta por um espólio de arte sacra, em especial alfaias litúrgicas e imagens religiosas policromadas dos séculos XVIII a XX, bem como um conjunto de peças arqueológicas e artefactos etnográficos relacionados com as atividades da comunidade de Tadim. É um pedaço da história de Tadim, que tem por objetivo “o despertar e enquadrar as camadas jovens na história dos seus antepassados, conhecendo o passado, possam ter uma formação cultural mais sólida e colaborem na preservação desse mesmo património”.

O Centro de Escuta é a grande novidade deste projeto. Um centro de escuta ativo para “acolher pessoas que atravessem momentos difíceis, como doenças, solidão, conflitos familiares ou crises de fé”.

Este será um espaço destinado às “impossíveis possibilidades de Deus, da compreensão e recetividade a uma confidência ou a um desabafo, um conselho com uma palavra amiga, um olhar carinhoso, motivos de fé e de esperança. A abertura de um centro de escuta serve para todos os que atravessam, entre outros, solidão, medo e luto. Isto porque a necessidade de ser escutado tornou-se hoje uma verdadeira necessidade social, existencial e espiritual. Será um Gabinete de Escuta para acolher e ouvir as pessoas em situação de maior sofrimento ou necessidade”. Será um serviço gratuito e disponível a qualquer pessoa, independentemente da sua condição social, sexo ou religião.

A inauguração destas obras inserem-se nas festividades de São Bartolomeu e Santo António que se realizam em Tadim nos dias 26 e 27 de agosto.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES