Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024
9.5 C
Braga
InícioBragaBraga inaugura a exposição de fotografia "Semana Santa, uma perspetiva europeia"

Braga inaugura a exposição de fotografia “Semana Santa, uma perspetiva europeia”

© CM Braga

Braga inaugurou a exposição de fotografia “Semana Santa, uma perspetiva europeia”, no Largo do Paço. Esta exposição reúne um conjunto de fotografias que refletem algumas das principais celebrações da Semana Santa e da Páscoa na Europa, nomeadamente nas 18 localidades que integram a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa da qual Braga faz parte. A mostra estará patente ao público até 15 de abril.

Como sublinhou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, esta exposição permite, através da fotografia, mostrar a “enorme riqueza” das comemorações da Semana Santa nestas cidades e a forma como este período é vivida pelas populações. “Estas sinergias são importantes para a conservação do património material e imaterial da Semana Santa e Páscoa, ao mesmo tempo que promove estes territórios de forma conjunta como destinos turísticos”, afirmou.

Esta rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os Municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o Município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo em Skofja Loka, Eslovénia; os Municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión: Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija, Osuna e Utrera em Sevilha. Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca em Múrcia e Viveiro em Lugo.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES