Segunda-feira, Setembro 23, 2024
12.3 C
Braga
BragaBraga implementa projeto social dedicado à comunidade cigana

Braga implementa projeto social dedicado à comunidade cigana

© CM Braga

Foi assinado, esta segunda-feira, um protocolo de colaboração entre o Município de Braga, a Fundação “la Caixa” e a BragaHabit para implementar um programa de Inovação Social Aberta de Braga, que centrará a sua intervenção junto das comunidades ciganas.

O foco do programa está na promoção, junto dessas comunidades, de soluções propostas por grupos de cidadãos, organizações sem fins lucrativos, empresas e instituições que visem os seguintes objetivos: o sucesso escolar e o acesso a processos de aprendizagem ao longo da vida; a promoção da empregabilidade e de oportunidades de carreira profissional; e a promoção de soluções que promovam hábitos de vida saudável, livres de consumos dependentes e comportamentos de risco.

Através deste protocolo, será efetuado um processo de investimento de impacto que permite ao Human Power Hub – Centro de Inovação Social de Braga aprofundar a sua linha de atuação em projetos que promovam a criatividade, o trabalho colaborativo e em rede e a igualdade de oportunidades para levar a cabo uma mudança real no território e alcançar as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Como referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a comunidade cigana é “particularmente importante para a cidade”. “Nos últimos anos, juntamente com os parceiros locais, criamos condições para que mais jovens dessa comunidade concluam os seus estudos, tenham uma atividade profissional diferenciada e façam uma integração em pleno na sociedade, valorizando sempre a sua identidade cultural. Sabemos que estes são desafios que obrigam a uma resposta integrada a diversos níveis e este programa vai exatamente nesse sentido”, referiu. Presentes na cerimónia de assinatura do protocolo estiveram ainda Carlos Videira, administrador da BragaHabit, e Artur Santos Silva, presidente da Fundação La Caixa.

Candidaturas entre os dias 30 de junho e 30 de julho

O prazo para apresentação de candidaturas decorre entre os dias 30 de junho e 30 de julho de 2023, sendo que as mesmas devem ser submetidas aqui.

O regulamento será disponibilizado em breve no site da BragaHabit.

Os projetos selecionados na primeira fase, cuja seleção será revelada até dia 30 de Setembro, serão apoiados com o valor de 2,5 mil euros.

Já o projeto que vier a ser selecionado na segunda fase, a ser conhecido até 30 de Novembro, será financiado até um máximo de 35 mil euros para implementação do mesmo por um período de um ano. No total, o valor do investimento a efetuar será de 60 mil euros.

O projeto vencedor terá ainda garantido o acesso gratuito ao espaço de incubação física do HPH, bem com a disponibilização de serviços de assessoria, consultadoria, mentoria e integração nas comunidades de impacto.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES