Quinta-feira, Outubro 28, 2021
16.2 C
Braga
InícioBragaBraga: Gualtar distinguida com bandeira verde de Eco-Freguesia

Braga: Gualtar distinguida com bandeira verde de Eco-Freguesia

Junta de Gualtar

A freguesia de Gualtar, em Braga, foi esta segunda-feira contemplada com a Bandeira Eco-Freguesia XXI, numa cerimónia realizada em Pombal e que contou com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Gualtar foi a única freguesia do concelho de Braga a receber a Bandeira Verde 2021, atribuída pela ABAE e Agência Portuguesa do Ambiente. Das 3091 freguesias de Portugal, 93 foram contempladas.

A freguesia de Gualtar recebeu o prémio de Bronze, que significa que ainda tem mais a melhorar.  “Não deixa, mesmo assim, de ser um importantíssimo reconhecimento nacional à freguesia de Gualtar e às suas políticas ambientais. Para este feito, grandioso, muito contribuiu o trabalho nas nossas Hortas Comunitárias, nos nossos Trilhos da Encosta do Sol, nos novos serviços de proximidade prestados à população e as muitas preocupações nos diversos domínios avaliados. Juntam-se aqui as nossas práticas de apoio à sustentabilidade, as boas políticas ambientais incluindo o trabalho feito nas nossas Escolas e no Centro Ciência Viva. Temos a enorme responsabilidade de melhorar ainda mais”, disse o Executivo de Gualtar.

A Junta de Freguesia sublinhou que “queremos tornar Gualtar num território ainda mais ecológico, mais sustentável e mais amigo do ambiente, sobretudo nos domínios onde estamos ainda ‘menos bem’. Este prémio não era possível sem os nossos cidadãos e o seu empenho. Um obrigado a todos eles. Temos a esperança que muitos mais cidadãos se juntem a nós, e à causa do ambiente, para que o próximo galardão seja de prata ou de ouro”.

Bandeira Verde é um conceito agregador, que identifica os Municípios (ECOXXI), as freguesias (Eco-Freguesias XXI), assim como os destinos turísticos (Green Destinations), que são parte integrante deste movimento de mudança e por isso mesmo cumprem um conjunto de critérios de sustentabilidade.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis.

Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado, e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável.

O Eco-Freguesias XX, enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.

Procura, através da existência de uma candidatura bienal, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesia XXI.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS