Sexta-feira, Maio 20, 2022
15 C
Braga
InícioBragaBraga: Frei João d'Ascensão homenageado em exposição na Junta de São Vicente

Braga: Frei João d’Ascensão homenageado em exposição na Junta de São Vicente

© Sandra Antunes

A Junta de Freguesia de São Vicente, em parceria com a Ordem Carmelitas Descalços da Igreja do Carmo de Braga, inaugurou, esta segunda-feira, a exposição coletiva “O Santo Fradinho do Carmo: Retalhos de uma vida Santa”, na sede da Junta, numa homenagem a Frei João d’Ascensão.

O evento contou com a presença de Daniel Pinto, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, Diogo Farinha, secretário do Executivo, e de Frei João Costa, autor do livro “O Resgate de Frei João d’Ascensão”, que deu origem à criação das pinturas criadas pelos artistas da escola Alvo – Ateliers Livres de Viana do Castelo.

O presidente explicou a importância de ter esta exposição na Junta de Freguesia, uma vez que Frei João d’Ascensão “foi um vicentino que contribuiu na comunidade com a sua solidariedade e que em março assinala-se mais um ano da sua morte”.

“Esta exposição esteve na Igreja do Carmo e Frei João Costa desafiou a passá-la para a Junta para dar a conhecer na freguesia. Este ano, no mês de março celebra-se o ano da sua morte, no dia 16, e decidimos que esta exposição deveria estar aqui para quem quisesse ver a exposição. Há um conjunto de artistas que pintou estas telas que simbolizam a sua obra de ajuda ao próximo e era importante para nós marcarmos mais um ano da sua morte naquilo que é o processo de beatificação do Frei João d’Ascensão. Temos aqui uma mostra cultural e social associado a este tema. Com esta temática cultural, também queremos apoiar o processo de beatificação de Frei João d’Ascensão”, disse Daniel Pinto.

© Sandra Antunes

Frei João Costa regozijou-se por ter esta exposição patente na Junta de Freguesia, referindo que “esta é a casa do povo e a casa dos vicentinos”, uma vez que Frei João d’Ascensão “é cidadão de São Vicente que ajudou a construir esta comunidade”.

“Vejo a Junta de Freguesia como a casa do povo, a casa dos vicentinos e, por isso, a exposição de Frei João d’Ascensão é o regresso a São Vicente. Ele está sepultado na Igreja do Carmo e em 1963 foram levantados os seus ossos que estão resguardados num relicário. Estudou e ordenou-se em Braga e viveu aqui os seus últimos 23 anos de vida onde faleceu aos 73 anos. É um cidadão de São Vicente que ajudou a construir esta comunidade. Foi muito solidário com a população e, para mim, trazer esta exposição para a Junta de São Vicente é voltar a estar junto dos seus”, contou.

De acordo com Frei João Costa, esta exposição na Autarquia local significa “um reconhecimento de que ele não é só do Carmo mas também de São Vicente”.

© Sandra Antunes

“Agradeço por ter esta oportunidade de trazer para este espaço estas telas e dar a conhecer um pouco da história de Frei João d’Ascensão. Cá estarei para explicar aos grupos a sua história quando vierem visitar a exposição. No fundo, isto é o meu livro que inspirou os artistas da escola Alvo, onde cada um agarrou um capítulo do livro e sintetizou o capítulo numa pintura. O Frei é um homem de oração, um homem da contemplação, um homem extremamente pobre, mas sempre tinha algo para dar com a sua grandiosa generosidade. Era um homem de paz que devolvia essa paz aos homens”, explicou.

A exposição está patente até final do mês de março. As telas poderão ser apreciadas durante o horário de abertura da Junta de Freguesia. Para uma visita guiada ou para mais informações, contacte a junta através do e-mail [email protected] ou do número de telefone 253 220 099. A entrada é livre.

© Junta de São Vicente

Praça do Santo Fradinho

Daniel Pinto aproveitou a ocasião da inauguração da exposição coletiva “O Santo Fradinho do Carmo: Retalhos de uma vida Santa” para anunciar que irá efetuar um pedido à Câmara Municipal de Braga para atribuir o nome de Praça do Santo Fradinho no espaço onde foi colocada a sua estátua, frente à Igreja do Carmo. “Vamos pedir ao Município de Braga que atribua a Praça do Santo Fradinho no espaço frente à Igreja do Carmo onde foi colocada a estátua de Frei João d’Ascensão”, informou o autarca.

© Sandra Antunes

São Vicente abre portas aos artistas com exposições culturais

O Executivo de São Vicente pretende dinamizar o espaço da sede da Junta com exposições de trabalhos para dinamizar esta componente mais cultural. “Queremos que a Junta de Freguesia seja um palco para os artistas poderem expor os seus trabalhos e, de alguma forma, dinamizar a cultura. A ideia é termos um calendário preenchido com um conjunto de exposições e que a nossa Junta de Freguesia também sirva para expor esses trabalhos”, referiu Daniel Pinto.

Durante a Semana Santa de Braga, vão estar expostos trabalhos de crianças na Junta de Freguesia com mensagens de paz. “Muito em breve, vamos ter aqui trabalhos das crianças das escolas com mensagens de paz durante a Semana Santa, que vão ao encontro das notícias referentes aos acontecimentos na Ucrânia”, finalizou o autarca.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS