Sexta-feira, Setembro 17, 2021
18 C
Braga
InícioBragaBraga: Francisco Silva recandidata-se à União de Real, Dume e Semelhe pelo...

Braga: Francisco Silva recandidata-se à União de Real, Dume e Semelhe pelo PS

© PS

Francisco Silva recandidata-se à União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, em Braga, pelo Partido Socialista.

O candidato tem 49 anos, é casado, tem três filhos, é natural e residente na freguesia de Real. Licenciado em Ensino de Português pela Universidade do Minho e mestrando em Gestão Autárquica no IPCA, é professor do ensino básico e secundário há 26 anos.

Francisco Silva foi membro da Assembleia de Freguesia de Real, deputado municipal foi presidente da Junta de Freguesia de Real e é atualmente presidente da União de Freguesias.

O candidato socialista reconhece o gosto “pela intervenção política quando esta trata dos problemas concretos da população” e quando em causa estão “questões que envolvam mais qualidade de vida para as pessoas”.

“As nossas prioridades foram, são e continuarão a ser a educação, a ação social e a mobilidade/infraestruturas viárias, bem como o desenvolvimento de projetos que promovam a  fixação de jovens nas freguesias, mormente nas freguesias de Semelhe e Dume”, adianta Francisco Pereira da Silva, reconhecendo-se “orgulhoso do trabalho desenvolvido nos mandatos anteriores”.

Sobre as propostas da sua recandidatura, o candidato afirma que, no caso de Real, “são necessários melhoramentos na rede viária e na reabilitação de inúmeros passeios, a par de uma nova ligação entre o Barral e a Rua da Depuradora”.

Igual exemplo é a instalação de novos espaços verdes e de lazer, designadamente nos loteamentos do Parque Norte, projeto já apresentado, discutido e aprovado pelos moradores, Junta de Freguesia e Município de Braga, e de Santa Bárbara, na Rua David Mourão Ferreira.

Outro projeto que pretende desenvolver é a passagem da sede da autarquia para o edifício do Centro Sénior de Real e a construção de um auditório, sendo o centro transferido para a atual sede de junta.

Para Dume, Francisco Silva inscreve nas suas propostas a execução da Rua de Remelhe, a Rua do Gontijo e a Rua António Alves Rei, a reparação dos passeios junto à estátua de São Martinho, e uma particular atenção ao património arqueológico do balneário romano, entre muitas outras intervenções.

“Em articulação com a Câmara Municipal de Braga ou com outra entidade, aproveitando a ‘bazuca’ de fundos comunitários que vamos receber, pretende-se, ainda, recuperar o casarão e a piscina de Dume”, sublinha Francisco Silva.

Quanto a Semelhe, quer investir nos “caminhos degradados por falta de manutenção municipal”. O autarca considera “relevante” a construção de um parque de lazer e a reativação do bar no Campo de Jogos de Semelhe, a par da construção de um espaço multiusos, no restante do campo de futebol, a desenvolver por fases.

Ainda em Semelhe, Francisco Silva considera que “urge criar condições para fixar os filhos da terra e trazer aqueles que partiram por não terem tido oportunidade de se fixar junto à sua família, combatendo a perda de população e promovendo a proteção dos mais idosos pelos seus filhos e netos”.

“Esta é uma das mais trabalhosas autarquias do concelho de Braga, pois junta os problemas tipicamente urbanos com os rurais. Temos uma freguesia a crescer significativamente em população, uma vez que foi a segunda autarquia do concelho de Braga que mais cresceu, segundo os Censos 2021, e outras a perder. E nós pugnamos e pugnaremos por um desenvolvimento equilibrado e homogéneo”, termina Francisco Silva.

As Eleições Autárquicas realizam-se a 26 de setembro.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS