A Câmara Municipal de Braga vai fechar ao trânsito automóvel a Rua D. Gonçalo Pereira, à semelhança do que aconteceu em 2020. A medida, que entra em vigor amanhã, dia 20 de abril, e que termina no mês de setembro, vai voltar a permitir o alargamento temporário do espaço público destinado às esplanadas e aos peões, aumentando a segurança de todos e correspondendo às expectativas criadas no ano passado.
De acordo com João Rodrigues, vereador responsável pela Gestão do Espaço Público da Câmara Municipal de Braga, o fecho da Rua Gonçalo Pereira foi uma decisão que, no ano passado, resultou numa “utilização diferente do espaço público por parte dos cidadãos”. Trata-se de uma medida inserida no programa ‘Braga de Porta Aberta’, tendo sido um espaço que permitiu que os negócios daquela rua funcionassem de forma ‘mais segura, confortável e respeitando todas as medidas de segurança impostas pela pandemia'”.
Com esta medida, passa a ser proibida a circulação automóvel na Rua D. Gonçalo Pereira, passando o trânsito automóvel na Rua de Santiago a praticar-se em sentido descendente. Tal como em 2020, a rua será decorada com mobiliário de jardim, bancos, floreiras e árvores, tudo para harmonizar e criar uma nova envolvente no espaço público.
“Sentimos que com esta medida conseguimos, de certa forma, devolver o espaço público ao cidadão. Pretendemos replicar o êxito do ano passado e criar novos espaços em que a prioridade são as pessoas. A covid-19 obrigou-nos a repensar vários aspectos relativos ao espaço público municipal”, referiu João Rodrigues.