Sexta-feira, Abril 12, 2024
20.5 C
Braga
CulturaBraga: Exposição “Universo – A Última Fronteira” para ver no Espaço Galeria...

Braga: Exposição “Universo – A Última Fronteira” para ver no Espaço Galeria da Junta de São Victor

DR

O Espaço Galeria da Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, inaugura, este sábado, 2 de março, a exposição “Universo – A Última Fronteira”, integrada na iniciativa da 48.ª sessão do projeto “Face-to-Face, Book to Book”.

Esta mostra artística, da autoria de José de Faria, é composta por mais de duas dezenas de obras do autor, cujo início da atividade artística aconteceu em 1980. Entre várias distinções, José de Faria é membro da Sociedade de Belas Artes, Lisboa, Portugal e membro da Académie Arts-Sciences-Lettres, em França. O artista convidado, para além da pintura a óleo, dedica-se à cerâmica e ao vitral, tendo várias das suas obras a integrar estruturas museológicas.

Em várias telas, o autor revisita a época dos descobrimentos, conferindo-lhe uma aura mítica, capaz de devolver à nação a consciência da sua identidade coletiva. Sob o ponto de vista formal, os quadros de José de Faria caracterizam-se pela tensão gerada entre a afirmação do conjunto sobre o pormenor e vice-versa. Este conflito resulta do desejo de preencher todo o espaço vazio, com elementos figurativos ou abstratos. Na verdade, o artista integra o grupo de criadores que tem “horror ao vazio”. Privilegia as relações de sobreposição e continuidade, sobretudo entre formas geométricas e orgânicas e linhas curvas e retas. A variedade destes diálogos impede qualquer monotonia na leitura da obra. Por outro lado, a fragmentação do campo visual, imprime um forte dinamismo às imagens.

A exposição “Universo – a Última Fronteira”, integra as tertúlias culturais do projeto “Face-to-Face, Book-to-Book”, que iniciaram há mais de nove anos por Paulo Santos (ou Paulo Esse, sobretudo como declamador e pianista amador). A constituição do grupo, os temas, os espaços e as datas estão sempre em metamorfose e adaptação criativa, recaindo, nesta 48.ª sessão, sobre o Espaço Galeria da Junta de Freguesia de São Victor.

Para Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia, acolher esta exposição “é prova de que o Espaço Galeria da autarquia está aberto a todas as formas de sensibilidade artística, seja para artista emergentes, que nos dão a honra de receber as suas primeiras exposições, como também acolhe mostras artísticas de pintores e autores renomeados como José de Faria”.

A inauguração da exposição decorre às 17:00 e a entrada é livre ao público.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES