Domingo, Abril 18, 2021
22.2 C
Braga
InícioBragaBraga: ETAR de Frossos com trabalhos de intervenção até final de abril

Braga: ETAR de Frossos com trabalhos de intervenção até final de abril

Agere

A ETAR de Frossos, em Braga, encontra-se em intervenção até ao final do mês de abril para a conclusão da manutenção dos quatro tanques. Segundo a AGERE, esta intervenção “irá permitir a eliminação dos maus odores”.

Rui Morais, presidente do conselho de administração da AGERE, referiu que “estas ações de manutenção terão impactos muito positivos” e apela à compreensão da população bracarense pelos maus odores causados nas últimas semanas.

“Estamos certos que estas ações de manutenção terão impactos muito positivos no funcionamento da ETAR. Estas intervenções foram planeadas para estes dois meses (março e abril) por serem estatisticamente os ideais para a sua realização. Contudo, estas acentuadas amplitudes térmicas que se têm verificado, pouco usuais nesta época, contribuíram para o agravamento da propagação de mau cheiro na envolvente à ETAR. No entanto, uma vez que a referida manutenção está a ser feita tanque a tanque, à medida que individualmente se vai concluindo a intervenção em cada um, será expectável um melhoramento das referidas condições”, disse Rui Morais.

A construção da nova ETAR do Este encontra-se em fase final do concurso público para a sua construção, com um investimento de cerca de 26 milhões de euros para reduzir a pressão em Frossos.

“Este investimento permitirá o reforço substancial da capacidade de tratamento para as águas residuais da cidade de Braga, aliviando de modo significativo a pressão ambiental sobre a Ribeira de Panóias, na medida em que metade do caudal que agora aflui à ETAR de Frossos passará a ser tratado nesta nova ETAR, assegurando a sua operação dentro das suas condições ideais de tratamento”, pode ler-se no comunicado da AGERE, que será distribuído pelos habitantes da área envolvente à ETAR.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS