Quinta-feira, Agosto 5, 2021
17.8 C
Braga
InícioBragaBraga: Este São Mamede evoca 54º aniversário do falecimento do Pe. Abílio...

Braga: Este São Mamede evoca 54º aniversário do falecimento do Pe. Abílio Gomes Correia

DR

A freguesia de Este São Mamede, em Braga, celebra esta terça-feira, dia 29 de junho, o 54º falecimento do Padre Abílio Gomes Correia, pároco de 1907 a 1967, com uma Eucaristia às 19:30 na Igreja Paroquial.

O Cónego Avelino Amorim da Arquidiocese de Braga relembra o Padre Abílio Gomes Correia como “o Servo de Deus” onde “sustentou todo o seu ministério no sacramento da Eucaristia”.

“Chamado de ‘Apóstolo da Eucaristia’ por D. Manuel Vieira de Matos, e conhecido ainda como o Cura de Ars português, o Servo de Deus, Padre Abílio sustentou todo o seu ministério no sacramento da Eucaristia, celebrado e adorado diariamente, e cujo culto e devoção espalhou a centenas de paróquias, não só de Portugal mas de diversos países lusófonos”, relembrou o Cónego.

“Os tempos que viveu ficaram marcados por mudanças sociais, dificuldades económicas e até hostilidade religiosa. Animou-o sempre a convicção de que a Eucaristia deveria estar, como transparece dos seus escritos, na centralidade da vida da Igreja, da sua ação pastoral e na espiritualidade dos seus fiéis. Porque, como deixou gravado no painel de azulejo da igreja paroquial, ‘a Eucaristia é o Céu trasladado há terra, para fazer da terra um Céu'”, disse o Cónego Avelino Amorim.

O Padre Abílio Gomes Correia faleceu a 29 de junho de 1967. Para perpetuar e agradecer o seu legado espiritual, a comunidade paroquial atribuiu o seu nome ao edifício recentemente construído para apoio às actividades pastorais e de formação dos seus grupos paroquiais. O Espaço Padre Abílio, salão com possibilidade de subdivisão em 5 salas, será solenemente benzido pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, no final da celebração eucarística às 10:30 do próximo domingo, 4 de julho.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS