Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
11.1 C
Braga
InícioEducaçãoBraga: Escola Europeia de Ensino Profissional distinguida com Prémio Ghandi de Educação...

Braga: Escola Europeia de Ensino Profissional distinguida com Prémio Ghandi de Educação para a Cidadania

© Escola Europeia de Ensino Profissional

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Europeia de Ensino Profissional, em Braga, foi distinguida pela Direção de Serviços de Projetos Educativo, da Direção-Geral da Educação, com o Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania – 2023/2024, subordinado ao tema “A cidadania começa em nós: Transformar a Educação” com o projeto “STOP VIOLÊNCIA – cede a passagem aos valores”.

Em comunicado, a escola refere que está “comprometida, há mais de 20 anos, numa educação que trabalha todos os âmbitos e circunstâncias da vida e do ser humano, uma educação que permita aos nossos alunos serem cidadãos ativos, comprometidos e atores na primeira linha desta transformação”.

O projeto “STOP VIOLÊNCIA – cede a passagem aos valores”, desenvolvido no ano letivo 2022/2023, vai “ao encontro do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e da Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola”. Este projeto permitiu aos alunos adquirem e desenvolverem o pensamento crítico e criativo, o relacionamento interpessoal, trabalharem a informação, assim como aumentarem a sua autonomia de atuação em diferentes âmbitos.

O projeto foi trabalho de forma interdisciplinar com primazia nas disciplinas de Área de Integração, Português, Tecnologias da Informação e da Comunicação, e concretamente na UFCD de Saúde Mental.

“O tema do projeto emergiu pela preocupação da nossa escola, pelo aumento dos casos de violência em diferentes âmbitos: doméstica, familiar e/ou escolar. A ideia de utilizar os sinais de trânsito como meio de difusão e consciencialização, foi recolhida numa experiência de Erasmus em Espanha, em que alunos e professores viram sinais de trânsito pelas ruas com mensagens escritas contra a violência. Uma ideia que transportamos para as instalações da nossa escola”, acrescentou a escola.

MAIS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES