Braga eleita Cidade Europeia do Desporto em 2018
Terça-feira , Dezembro 1 2020 Periodicidade Diária nº 2652
Principal / Desporto / Braga eleita Cidade Europeia do Desporto em 2018

Braga eleita Cidade Europeia do Desporto em 2018

A cidade de Braga acaba de ser eleita Cidade Europeia do Desporto para 2018. A decisão foi anunciada esta terça-feira pela ACES Europe, que reconheceu Braga como exemplo a seguir na promoção do desporto para todos.

O desenvolvimento de programas municipais de incentivo à prática desportiva junto de toda a população, bem como os seus benefícios ao nível da promoção da saúde, integração e educação, foram alguns dos aspetos que contribuíram para que a candidatura bracarense saísse vencedora.

Para o presidente da Camara Municipal de Braga, Ricardo Rio, esta é uma distinção que muito orgulha a cidade, que vive o desporto de forma intensa durante todo o ano. “O Desporto tem um papel cada vez mais importante na sociedade bracarense, sendo inúmeros os agentes desportivos que elevam o nome de Braga ao mais alto nível, contribuindo para que sejamos conhecidos como uma ‘Cidade de Campeões’.”, refere o autarca.

Após a distinção de Braga como Capital Ibero-Americana da Juventude em 2016, e da escolha da cidade para organizar a XIII edição dos Jogos do Eixo Atlântico, em 2019, Braga abraça agora um novo desafio. “2018 será mais um ano marcante para Braga e uma oportunidade para mostrar à Europa todo o dinamismo de Braga em termos desportivos”, salienta Ricardo Rio.

Segundo o autarca, “a par das infra-estruturas existentes na cidade, e dos muitos praticantes federados nas mais diversas modalidades, Braga é também reconhecida pelos milhares de atletas amadores que diariamente usam o desporto como forma de promoção da sua qualidade de vida e do seu bem-estar, sendo que esta distinção vem confirmar todo o potencial da cidade e o trabalho desenvolvido nos últimos anos”.

Esta eleição constitui-se, ainda, como mais um estímulo para que o Município de Braga continue a sua aposta na melhoria das condições para a prática desportiva quer a atletas de alta competição, quer à população em geral. “Já este ano avançaremos com investimentos estratégicos para o desenvolvimento do concelho em termos desportivos, desde logo com a reabilitação do Complexo Desportivo da Rodovia, a requalificação do Pavilhão Flávio Sá Leite, a reabilitação do Parque de Exposições de Braga e da Ciclovia Urbana.”, conclui Ricardo Rio.

O título de Cidade Europeia do Desporto em 2018 será entregue durante a gala do ECES Europe que terá lugar a 15 de novembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.