Terça-feira, Junho 18, 2024
16.7 C
Braga
BragaBraga é dos concelhos com maior número de praias fluviais galardoadas com...

Braga é dos concelhos com maior número de praias fluviais galardoadas com Bandeira Azul

Das 49 praias fluviais nacionais galardoadas com a Bandeira Azul, três pertencem ao concelho de Braga.

© CM Braga

Das 49 praias fluviais nacionais galardoadas com a Bandeira Azul, três pertencem ao concelho de Braga, nomeadamente as praias fluviais de Adaúfe, Ponte do Bico e Merelim São Paio.

De acordo com a Câmara Municipal, encontra-se em fase de preparação a infraestruturação de mais duas praias. Cavadinho, em Crespos, e Navarra, as quais “possuem excelente qualidade de água e ambicionam também a classificação próxima para o galardão Bandeira Azul”.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que conta com o envolvimento de várias entidades que compõem o júri nacional, entre estas a Agência Portuguesa do Ambiente e a CCDR-N. Os critérios de atribuição do galardão são compostos pela Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos de Segurança e Serviços.

Altino Bessa, vereador com o pelouro do ambiente do Município de Braga, observa que “no decorrer dos últimos dez anos, tem sido desenvolvido um trabalho bastante cimentado no âmbito da valorização das praias fluviais”. “Os resultados surgem graças ao incomensurável e árduo trabalho feito pelo pelouro do Ambiente na preservação e dignificação das praias fluviais do concelho, em articulação com as várias Juntas de Freguesia”, disse.

Relembrando que são exigidas aos municípios que possuem o título de Bandeira Azul um número de atividades anuais na esfera da Educação Ambiental, Altino Bessa garante que, “no caso particular do Município de Braga, ultrapássamos sempre, em larga medida, o número de actividades concretizadas junto da população em geral. Incidimos bastante na realização de actividades que envolvam a comunidade escolar, no sentido de que as crianças e jovens estejam consciencializados para o cuidado a ter com estes espaços frequentados por todos”.

“O Município de Braga tem conseguido manter, de forma continuada, a qualidade da água nas suas praias fluviais, sendo esta uma das principais exigências para obtenção do galardão Bandeira Azul”, acrescenta. A mais antiga praia do concelho galardoada é a de Adaúfe (desde 2016).

Braga é dos municípios densamente mais povoados com maior número de praias fluviais, figurando como caso único em Portugal. A par desta distinção, todas as praias fluviais do concelho foram candidatas ao Programa “Praia Acessível, Praia para todos!”.

A época balnear 2024 decorrerá de 8 de junho a 15 de setembro nas três praias indicadas (Adaúfe, Ponte do Bico e Merelim São Paio).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES