Quarta-feira, Maio 1, 2024
8.9 C
Braga
CulturaBraga: Duo Dmstfctn vence prémio Edigma Semibreve Award 2023

Braga: Duo Dmstfctn vence prémio Edigma Semibreve Award 2023

© Dmstfctn

“God Mode (Ep.1)”, do duo britânico Dmstfctn, é o trabalho artístico vencedor da edição de 2023 do Edigma Semibreve Award, prémio internacional que o festival de música eletrónica e arte digital de Braga “Semibreve” leva a cabo, em parceria com a EDIGMA, empresa bracarense líder no desenvolvimento de experiências interativas, tecnologia multi-toque e projetos de digital signage. O prémio foi instituído para celebrar e promover a criação de trabalhos que explorem a interatividade, o som e a imagem suportados através da utilização de tecnologias digitais. O duo Dmstfctn terá a obra exposta no Theatro Circo durante a edição 2023 do festival.

“God Mode (Ep.1)” é uma instalação interativa que explora a utilização da simulação na aprendizagem de máquinas. Através de um jogo, esta simulação retrata um treino de Inteligência Artificial (IA) para reconhecer artigos num supermercado 3D, na esperança de vir a ser utilizada num supermercado real sem caixas. O público interage recorrendo ao telefone e com o intuito de ajudar a IA a superar os erros próprio de um sistema de inteligência artificial. O trabalho tem como objetivo explorar e criticar as tecnologias de treino de IA, como a simulação, misturando a jogabilidade cooperativa e a entrega ficcional cómica da personagem de IA.

Dmstfctn é uma dupla de artistas a residir em Londres que trabalha com performance audiovisual, jogos e instalações vídeo. O trabalho do duo investiga sistemas complexos, focando-se mais recentemente na relação entre simulação e aprendizagem de máquinas de Inteligência Artificial. Desde 2018, dmstfctn tem realizado e exibido trabalhos em espaços como os referentes Berghain ou Onassis e em festivais como o Unsound e CTM.

O Festival Semibreve, organizado desde 2011 pela AUAUFEIOMAU com o apoio da Câmara Municipal de Braga, afirmou-se como um evento incontornável no panorama da música eletrónica exploratória nacional e internacional da última década. Ao abrigo de programas pensados a partir das especificidades locais e patrimoniais da cidade de Braga, respeitando princípios de inclusividade, diversidade e comunidade, o Semibreve apresentou, ao longo dos anos, espetáculos, encomendas e instalações por alguns dos mais relevantes artistas da atualidade, mantendo igualmente um papel ativo da promoção da arte digital no Norte de Portugal.

A 13.ª edição realiza-se em Braga, de 26 a 29 de outubro, e decorrerá no Theatro Circo, gnration, Santuário do Bom Jesus do Monte, Capela Imaculada do Seminário Menor, Auditório S. Frutuoso e Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho.

O programa do festival apresenta concertos, conversas, instalações e workshops, e pode ser conhecido aqui. Os passes-gerais estão já esgotados, mas os bilhetes de acesso diário estão ainda disponíveis.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES