Sexta-feira, Março 1, 2024
11.7 C
Braga
spot_img
InícioBragaBraga distinguida como Cidade Verde Líder pelas Nações Unidas
spot_img

Braga distinguida como Cidade Verde Líder pelas Nações Unidas

© CM Braga

A cidade de Braga foi distinguida como Cidade Verde Líder pelas Nações Unidas. O “Global Green City Award” posiciona Braga entre um restrito grupo de cidades distintas a nível mundial, incluindo Viena, Vancouver, Oakland, Curitiba, Nantes, Mannheim e Yokohama.

O Global Forum on Human Settlements (GFHS 2023), em colaboração com a ONU, entregou o prémio durante o seu fórum anual de debate e análise, realizado na 18.ª Sessão Anual do Fórum que decorreu este domingo no Dubai, Emirados Árabes Unidos, com o tema “Transformação Urbana Verde, Justa e Inteligente: Acelerando Sinergicamente a Meta de 1,5°C e os ODS”.

O júri avaliou 85 indicadores em diversas categorias, afirmando “o desempenho de Braga em áreas-chave que contribuem para o seu estatuto de exemplar verde”.

O prémio reconhece “a abordagem abrangente de Braga à sustentabilidade, abrangendo fatores como a energia, políticas de espaço público, uso sustentável do solo, gestão da água, estratégia de inovação e protecção do património”. Ao destacar-se em diversas categorias, Braga demonstrou o seu “compromisso com um modelo de desenvolvimento urbano holístico e equilibrado”.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, expressou a sua gratidão pelo reconhecimento, sublinhando que “este prestigiado prémio reafirma o compromisso inabalável de Braga em construir um futuro sustentável para os nossos residentes. É um reconhecimento que espelha os esforços coletivos da nossa comunidade, autoridades locais e empresas municipais na promoção de uma cidade que abraça responsabilidade ambiental, inovação e desenvolvimento urbano inclusivo”.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES