O Município de Braga viu reconhecido o trabalho desenvolvido nas áreas da Ação Social e da Educação com a atribuição de cinco prémios no âmbito da Excelência Autárquica. Os galardões foram entregues durante o II Congresso da Cidade Social, que decorreu em Santa Maria da Feira.
O “Prémio de Excelência Autárquica”, atribuído pela Cidade Social, tem como objetivo sublinhar a importância de políticas públicas que, além de melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos territórios.
Durante a cerimónia, foram premiadas autarquias que se destacaram em áreas como desporto, ação social, educação, juventude, cultura e turismo.
A Câmara Municipal de Braga recebeu o prémio de Excelência Autárquica nas categorias de Ação Social e Educação com os seguintes projetos: RED MAY (ação social); projeto Igualdade de Género e Não Discriminação e Conciliação com a Vida Familiar (ação social); programa “Braga é + Igual” (ação social); projeto Capacit’Arte (educação) e Projeto incluIR (educação).
“Estes 5 prémios são extrema relevância para o Município de Braga, uma vez que têm forte impacto nos participantes fazendo a diferença na vida de cada um”, referiu a vereadora da Educação e Coesão Social, Carla Sepúlveda.
O projeto RED MAY tem como principal objetivo promover uma rede de proximidade e apoio comunitário a pessoas com mais de 55 anos; o projeto Igualdade de Género e Não Discriminação e Conciliação com a Vida Familiar e o programa “Braga é + Igual” partilham os mesmos objetivos de melhorar o equilíbrio entre vida profissional e familiar, e sensibilizar a comunidade para uma sociedade mais inclusiva e justa; o projeto Capacit’Arte visa promover iniciativas potenciadoras de inclusão social, assente no pressuposto de que a arte, na sua simplicidade e transversalidade, não diferencia idade, género, condição física e psicológica, raça, estrato social; o projeto incluIR visa promover férias inclusivas para todas as crianças e jovens nas pausas letivas.