
De forma a assinalar o Dia Mundial para a Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado a 15 de junho, o Município de Braga está a dinamizar uma semana dedicada à longevidade e bem-estar.
Esta ação, que se prolonga até sexta-feira, pretende executar o Plano Municipal para a Longevidade, que visa promover o envelhecimento ativo e saudável, transformando Braga num “Município amigo da idade” e “melhorando a qualidade de vida dos cidadãos mais velhos”.
O evento teve o seu momento inaugural ontem e prolonga-se por toda a semana na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, sendo aberto a toda a comunidade. Na biblioteca está patente uma exposição que presta homenagem a cidadãos bracarenses que “são exemplo de longevidade ativa” e que pode ser visitada durante o horário de funcionamento da biblioteca.
A sessão inaugural contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e da vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, que reforçaram “a importância de iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e a valorização do papel das pessoas mais velhas na construção de uma sociedade mais coesa e humana, reforçando laços de respeito e a solidariedade intergeracional”.