O Município de Braga aceitou o desafio do Município de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, no Brasil, para participar no projeto de intercâmbio educativo e cultural ‘Escolas que se abraçam’. Este é um projeto dirigido aos alunos do 4º, 5º e 6º anos do ensino básico dos dois países e contou com a participação de cerca de 100 alunos bracarenses dos Agrupamentos de Escolas D. Maria II e Sá de Miranda.
Um dos grandes objetivos passa pelo intercâmbio que permitiu aos alunos estabelecerem contactos com as diferentes comunidades e as suas distintas características, tendo como traço comum a língua portuguesa.
A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga esteve presente esta quinta-feira na sessão de entrega dos livros ‘Escolas que abraçam’, salientando que Braga está recetiva a projetos que representem “uma mais-valia educativa, cultural e social”. “Este projeto visa, particularmente, a troca gratuita de informação e partilha de temas relevantes da atualidade, discutidos e apresentados através do olhar sensível e muito perspicaz das crianças e jovens”, explicou Carla Sepúlveda.
“Acredito que o futuro está também nos intercâmbios entre as gerações mais novas para que os laços se possam estreitar de forma a promovermos o crescimento e desenvolvimento de ambas as culturas. Estou certa de que o melhor espaço para o fazer é a escola, na medida em que estes projetos são exequíveis graças à abertura pedagógica dos professores que se predispõem a envolver os alunos nas actividades que vão surgindo. O estímulo do pensamento crítico é algo que deve permanecer no espaço escola e é a partir de projetos como este que conseguimos ouvir e pensar as diferenças culturais e sociais”, defendeu Carla Sepúlveda, salientando a importância acrescida que” projetos como este têm na integração e aceitação de novas culturas”.
O livro ‘Escolas que abraçam’ surgiu das várias sessões de partilha entre alunos portugueses e brasileiros. Nesta pequena e significativa obra podem encontrar-se estórias e experiências proferidas por todos os alunos que participaram no projeto.
No decorrer do projeto realizaram-se sessões por videoconferência intituladas de ‘Hora do abraço’ onde foram partilhadas estórias, contos e recontos, vídeos e conversas de partilha de boas práticas.