Sexta-feira, Agosto 12, 2022
18.8 C
Braga
InícioBragaBraga: Descentrar leva circo e música à União de Vilaça e Fradelos

Braga: Descentrar leva circo e música à União de Vilaça e Fradelos

DR

A União de Freguesias de Vilaça e Fradelos é o próximo palco do Descentrar, programa de descentralização cultural promovido pelo Município de Braga, com o objetivo de permitir um acesso à cultura em toda a sua variedade e extensão, através de práticas artísticas diferenciadoras.

No próximo dia 4 de junho, o Descentrar apresenta pelas 17:00, no Parque de Merendas de Vilaça o espetáculo de circo contemporâneo “Sin Remite” de Jean Philippe Kikolas, de Espanha. Sin Remite envolve várias técnicas de circo, comédia, teatro visual e gestual. No centro, uma personagem excêntrica, sem palavras e desajeitada aproxima-nos do quotidiano peculiar de um carteiro, numa representação que mistura o cenário e os objetos com o público.

Pelas 19:00 é a vez das Golden Slumbers darem-se a conhecer em Vilaça e Fradelos, com um concerto único no Parque de Merendas de Vilaça.

As Golden Slumbers têm o mesmo nome de uma das canções dos Beatles, cantam em inglês, mas são portuguesas e iniciaram em 2013 um projeto folk, inspiradas em artistas como Simon and Garfunkel, Laura Marling e Fleetwood Mac. I Found The Key, um EP com seis canções, foi a sua estreia discográfica, em 2014, seguindo-se-lhe o álbum The New Messiah, em 2016, com canções (dez, no total) como Foreigner, The Hunt, New Messiah, Love ou Mourning song.

Esse foi também o ano que lhes deu passaporte para vários festivais (NOS Alive, Bons Sons, Festas do Mar, Festival para Gente Sentada, Vodafone Mexefest, EDP Vilar de Mouros e uma tournée em Espanha), antes de se aventurarem no Festival RTP da Canção de 2017, defendendo (em português) a canção Para perto, de Samuel Úria, no ano em que Salvador Sobral ganhou com Amar pelos dois.

Para além de Vilaça e Fradelos, o Descentrar visita ainda durante o mês de junho, as freguesias de Lomar e Arcos a 11 de junho, e a freguesia de Espinho a 18 de junho.

Depois do sucesso alcançado em 2021, o programa cultural “Descentrar”, promovido pelo Município de Braga, está, assim de regresso com uma forte aposta na divulgação e promoção efetiva do património cultural e natural concelhio, através de novas criações artísticas e abordagens contemporâneas.

O Descentrar 2022 vem acompanhado de mais música, mais teatro, mais circo e mais eventos em muitos mais espaços do concelho. No total, a programação cultural vai chegar a treze freguesias, praticamente o dobro das localidades abrangidas pelo programa no ano passado. Todas as iniciativas culturais são de entrada livre, embora limitada e condicionada à lotação do espaço em que decorrem.

Até dezembro estão a decorrer cerca de 30 eventos, num programa cultural único, desenhado para cada local através de um conjunto de espetáculos de novo circo e de teatro, concertos, visitas-guiadas a espaços patrimoniais e concertos comentados de música clássica e erudita.

O programa está disponível aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS