Quinta-feira, Abril 22, 2021
17.8 C
Braga
InícioBragaBraga: Descargas na Ribeira de Panóias causam esgoto a céu aberto

Braga: Descargas na Ribeira de Panóias causam esgoto a céu aberto

União de Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães

A Autarquia de Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães, em Braga, denunciou a poluição existente há vários anos nas águas da Ribeira de Panóias (Rio Torto).

O Executivo destacou que a ribeira apresenta graves problemas de poluição, maus cheiros, expondo resíduos e dejetos como “um verdadeiro esgoto a céu aberto”. “O cheiro nauseabundo atordoa e faz sentir-se cada vez mais forte, pondo em causa a saúde pública das pessoas que por lá passam ou de quem lá habita”, informou a Autarquia local.

“Os que ali habitam ficam enjoados com o cheiro a excremento com o simples abrir de uma janela de casa. Em época de chuva, o leito sempre transborda, impedindo a circulação e inundando as habitações. A população de Panóias não tem qualidade de vida, não tem direito ao ambiente”, denunciou.

De acordo com a Junta, esta situação foi reportada há décadas à Assembleia da República, à Administração Regional de Saúde do Norte, à Agência Portuguesa do Ambiente, ao Núcleo do Ambiente da Guarda Nacional Republicana, à AGERE e à Câmara Municipal de Braga, mas até ao momento, “nada foi feito”.

A Junta de Freguesia uniu-se à associação ambiental e cultural “Katavus” para a realização de ações pedagógicas de limpeza do lixo no leito, onde chegaram a encontrar pragas de lombrigas.

Apesar das crescentes preocupações legislativas em matéria ambiental, a Autarquia local lamenta que não haja fiscalização, nem resolução deste problema ambiental da rede hidrográfica.

A União de Freguesias de Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães deixou o apelo a uma intervenção urgente às entidades competentes para responsabilizar as entidades infratoras pelos crimes ambientais e devolver a qualidade de vida dos seus habitantes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS