Quinta-feira, Julho 25, 2024
22.6 C
Braga
BragaBraga: Convento de São Francisco abre ao público em setembro

Braga: Convento de São Francisco abre ao público em setembro

Obras de reabilitação estarão concluídas nos próximos dias.

© CM Braga

As obras de requalificação do Convento de São Francisco, em Braga, ficarão concluídas nos próximos dias, permitindo a abertura do espaço ao público no próximo mês de setembro. O projeto vai permitir a integração do edifício num circuito de visita integrada que contempla também o Mausoléu de São Frutuoso e a Igreja de São Jerónimo de Real.

“Este projeto vai permitir que Convento de São Francisco seja um polo de difusão do conhecimento e também um ponto turístico de excelência para o concelho de Braga. É um projeto que agrega várias entidades como a Autarquia e a Universidade do Minho (UMinho), ao qual se juntou a então Direção Regional de Cultura Norte (DRCN) e a Paróquia de Real, em torno da requalificação deste valioso património”, referiu esta quinta-feira, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a visita ao local que contou com a presença de António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), do vice-presidente Jorge Sobrado e da vereadora Olga Pereira.

© CM Braga

Com um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros (850 mil euros ao abrigo do FEDER, ao qual se junta um investimento municipal superior a 1,5 milhões de euros), a reabilitação resulta de um protocolo de colaboração assinado entre o Município de Braga, a UMinho, a DRCN e a Paróquia de Real.

O conjunto monumental congrega a Igreja de São Jerónimo de Real, Mausoléu de São Frutuoso (monumento nacional) e Convento de São Francisco.

© CM Braga

Está prevista a abertura do monumento à visitação interpretada, com um circuito que inclui os dois primeiros pisos do convento, o mausoléu, a igreja e a sacristia; e espaços de trabalho para a Unidade de Arqueologia da UMinho, que assegurará o serviço educativo e a produção actualizada de conteúdos para complementar o circuito de visita.

Após a recuperação do Convento de São Francisco estar concluída, a UMinho ficará responsável pela gestão da sua visita, que será integrada num circuito único aberto à população.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES