Sábado, Dezembro 3, 2022
5.1 C
Braga
InícioBragaBraga: Contas da Gerência de 2021 aprovadas pela Assembleia da União de...

Braga: Contas da Gerência de 2021 aprovadas pela Assembleia da União de São Lázaro e São João do Souto

© União de São Lázaro e São João do Souto

As Contas da Gerência referentes a 2021 foram aprovadas pela Assembleia da União de Freguesias de São José de São Lázaro e São João do Souto, em Braga. Em sessão ordinária realizada dia 29 de abril foi também aprovada a 1ª Alteração Modificativa ao Orçamento e Plano de 2022 e respetiva incorporação do Saldo da Gerência anterior.

No ponto reservado à informação relativa ao 1º Trimestre de 2022 foram ainda apresentadas as principais atividades desenvolvidas, com destaque para o atendimento de proximidade na sede de São João do Souto com o presidente da Junta, Miguel Pires, às terças e quintas, das 08:30 às 10:00. Com este atendimento personalizado, a Autarquia local pretende criar mais contato direto para ouvir as pessoas que fazem parte da freguesia.

Outra das atividades em destaque é a “Conversas de Bairro”, iniciativa que tem como objetivo reunir com agentes de mudança nos bairros da freguesia. Moradores, cidadãos ativos representados por Associações de Moradores para eleger prioridades no bairro e controlar realizações periodicamente.

Na área do apoio social tem sido dada ajuda aos cidadãos ucranianos, com apoio logístico e de meios, para além das ações da ajuda regular às pessoas da freguesia.

Nas áreas da Educação e Cultura, destacam-se as comemorações do Dia Internacional do Livro com a comunidade escolar e instituições da freguesia, do envolvimento nas Festas de S. João, no apoio à promoção do Dia do Teatro com o “Manifesto Convergente”, à edição de livros e de outras atividades culturais que se realizam na freguesia.

No setor da Segurança, a Junta realizou uma Ação de Sensibilização sobre a segurança direcionada aos idosos levada a cabo pela PSP (Polícia de Segurança Pública) em conjunto com a CPI (Comissão de Proteção ao Idoso) e também se destaca ainda o Policiamento de Proximidade, que tem vindo a ser feito em estreita colaboração com a Polícia de Segurança Publica.

Já nas áreas de Economia e Empregabilidade destaca-se a participação no programa “Reencontro”, uma iniciativa de promoção dos Centros Comerciais de 1º Geração e ainda a continuidade do Gabinete de Inserção Profissional.

Outros pontos a destacar são também os da Comunicação, com o desenvolvimento de nova imagem (não institucional) e novos formatos de comunicação (website, redes sociais, vídeos e podcasts).

Já no campo da Cidadania com a participação ativa em programas de promoção da cidadania nas escolas e movimentos de combate à abstenção.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS