Sábado, Outubro 16, 2021
18.3 C
Braga
InícioBragaBraga: Conhecidos os finalistas da Bienal de Ilustração - Prémio Capital da...

Braga: Conhecidos os finalistas da Bienal de Ilustração – Prémio Capital da Cultura do Eixo Atlântico

CM Braga

Já são conhecidos os finalistas da 1.ª edição da Bienal de Ilustração – Prémio Capital da Cultura do Eixo Atlântico, um desafio lançado pelo Município de Braga aos ilustradores nacionais e internacionais para representarem o património material e imaterial do território do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

Os finalistas são os seguintes artistas: Carlo Giovani; Constança Duarte; Eva Evita; Fedra Santos; Gémeo Luís; João Costa; João Vaz de Carvalho; Jorge Margarido; Liz França; Mariana Gusmão (Nana); Nanem; Pedro Velho; Rachel Caiano; Ricardo Ladeira; Rita Terra; Sara Frágil e Sérgio Gonçalves Ribeiro.

O prémio Bienal de Ilustração distinguirá o vencedor, a ser anunciado dia 6 de Novembro (11h00, galeria do Paço da Universidade do Minho), com um prémio monetário de 8.000€, resultando também numa exposição e num catálogo com as obras dos 17 autores finalistas, que decorrerá em associação com o “Braga em Risco – Encontro de Ilustração”.

As ilustrações a concurso foram avaliadas por um júri com reconhecida capacidade e experiência na área artística. Foram analisadas 204 obras, da autoria de 68 ilustradores nacionais e internacionais. O Júri decidiu, por unanimidade, seleccionar, de entre todos os candidatos, mais dois autores finalistas (total de 17), assim como três menções honrosas, devido à excepcional qualidade técnica, de execução, originalidade, desenvolvimento de um conceito forte associado ao tema proposto e coerência gráfica.

O elevado número de participações a concurso foi mais um motivo para a decisão unânime do júri em atribuir mais dois finalistas.

Esta iniciativa é promovida em parceria com a Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e conta com a participação da Asociación Galega de Profesionais da Ilustración, possibilitando a promoção e a divulgação do património cultural material e imaterial do território do Eixo Atlântico.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS